Procon Aracaju divulga pesquisa comparativa de preços de bebidas

No período de festividades carnavalescas cresce a procura por bebidas, no comércio. Por isso, o Programa Municipal de Proteção e Defesa do Consumidor (Procon Aracaju) desenvolveu uma pesquisa comparativa de preços voltada a esse segmento, com a finalidade de monitorar o mercado e proporcionar referência aos consumidores.

O órgão vinculado à Secretaria Municipal da Defesa Social e da Cidadania (Semdec) verificou os valores aplicados para 24 itens, entre bebidas alcoólicas, energéticos e água mineral. O levantamento foi realizado na terça-feira (14), em oito estabelecimentos localizados na capital sergipana, sendo dois por vendas online.

Na tabela, é possível verificar que, das sete marcas de cerveja pesquisadas, o menor valor identificado para o produto, em embalagem de 350 ml, foi de R$2,50, enquanto o maior preço foi R$8,00. Há, também, especificação de valores para a caixa com 12 unidades, sendo o maior preço de R$88,68 e o menor de R$24,50.

Para a água mineral, em embalagem de 500 ml, o maior valor localizado pela equipe de Educação de Pesquisa do Procon Aracaju foi de R$2,50 e o menor de R$1,00. Além disso constam na tabela três tipos de energéticos, com volumes diferenciados do produto, além da Vodka e do Whisky.

No segmento de itens diversos, outros seis produtos estão discriminados, entre eles a Smirnoff Ice (275 ml), com valores de R$5,99 a R$9,99, enquanto a Skol Beats (269ml) aparece com preços a partir de R$4,72, chegando a R$6,99.

A coordenadora do Procon Aracaju, Carolinne Bongiovani, ressalta que o órgão busca estimular o hábito da pesquisa junto aos consumidores e, dessa forma, contribuir para o consumo consciente.

“O consumidor deve observar, também, se os produtos estão devidamente precificados e se há informações claras a respeito de eventuais diferenciações de preços a partir da forma de pagamento”, destacou a coordenadora.

Confira aqui a tabela completa.

Caso sejam observadas situações de possíveis abusividades, o consumidor deve acionar o órgão de proteção através do SAC 151 ou do número telefônico 3179-6040, em dias úteis, de segunda a sexta-feira, das 8h às 13h. a solicitação pode ser encaminhada, também, através do e-mail procon@aracaju.se.gov.br.