Procon Aracaju divulga nova pesquisa de preços do segmento hortifruti

O Programa Municipal de Proteção e Defesa do Consumidor (Procon Aracaju), vinculado à Secretaria da Defesa Social e da Cidadania (Semdec), disponibiliza, nesta quinta-feira, 26, mais uma pesquisa comparativa de preços voltada ao segmento de hortifrúti. O levantamento, realizado nos dias 23 e 24, objetiva monitorar os valores dos itens no mercado e oferece ao consumidor aracajuano uma referência de preços.
O setor de educação e pesquisa do órgão verificou os valores aplicados a frutas, legumes, verduras e hortaliças em sete estabelecimentos que atendem na capital.  Foram visitados  quatro estabelecimentos localizados nos bairros Salgado Filho, Jabotiana, Centro e Farolândia e três consulados virtualmente. No caso dos atendimentos virtuais, o custo do frete é somado ao valor final do pedido, de acordo com o local de escolha do cliente.
De acordo com a tabela, entre as frutas, o quilo da maçã fuji é encontrado com o menor valor de R$9,90 e maior preço R$17,90, enquanto a uva roxa sem caroço custa entre R$6,75 e R$17,50, a depender da quantidade desejada. Já a bandeja do morango varia de R$5,99 e R$9,50.
No setor dos legumes, verduras e hortaliças, a cebola branca, que é disponibilizada em quilo e em gramas (500 g), é vendida de R$3,25 a R$7,00, ao passo que o tomate cajá, ofertado nas mesmas quantidades, é apresentado com valores entre R$4,00 e R$7,99.
O quilo do inhame d ́água está precificado de R$6,00 a R$12,49, ou seja, tem uma variação de R$6,49. Para verificar a variação de preço de outros itens, o consumidor pode conferir a tabela completa disponibilizada pelo órgão.
A coordenadora do Procon Aracaju, Carolinne Bongiovani, reforça que os consumidores devem acionar o órgão diante de dúvidas ou eventuais situações de abusividade. “Se o consumidor identificar alguma situação de abusividade, que o coloque em uma situação de desvantagem excessiva, ele deve procurar o Procon Municipal. O órgão adotará as providências necessárias para assegurar o cumprimento da legislação consumerista”, informa.
Atendimento
Para sanar dúvidas ou registrar denúncias, o Procon Aracaju pode ser acionado através do SAC 151 ou por meio do número telefônico 3179-6040, em dias úteis, de segunda a sexta-feira, das 8h às 13h. A solicitação também pode ser encaminhada através do e-mail procon@aracaju.se.gov.br.
Para registrar reclamações, de forma presencial, na sede do órgão, é necessário agendar o atendimento pelo site procon.aracaju.se.gov.br, clicando na aba ‘agendamento online’. O órgão está localizado na avenida Barão de Maruim, 867, bairro São José.