Em nova pesquisa, Procon Aracaju aponta variação de preços do gás de cozinha

Nesta quinta-feira,13, o Programa Municipal de Proteção e Defesa do Consumidor (Procon Aracaju), órgão vinculado à Secretaria Municipal da Defesa Social e da Cidadania (Semdec), disponibiliza nova pesquisa comparativa de preços do gás de cozinha. O levantamento realizado na capital verificou os valores aplicados em 26 estabelecimentos.

A coleta de dados ocorreu na quinta-feira (12), com o objetivo de monitorar o mercado e proporcionar ao consumidor uma referência de preços. A ação, executada pelo setor de Educação e Pesquisa, identificou variações de R$17,00, para pagamento à vista, e de R$22,00, para pagamento a prazo.

No caso do pagamento à vista, a tabela aponta valor máximo de R$114,00 e menor valor de R$97,00. Já para pagamento a prazo, os valores variam entre R$125,00 e R$103,00. Os dados consideram a retirada do produto no estabelecimento, ou seja, sem taxas adicionais.

Segundo a coordenadora do órgão municipal de proteção ao consumidor, Carolinne Bongiovani, a disponibilização sistemática de pesquisas de preços contribui com a promoção do consumo consciente. “Buscamos estimular o consumidor a realizar pesquisas prévias para que, dessa forma, munido das informações sobre preços médios e condições de compra, possa melhor planejar as suas compras e identificar eventuais práticas abusivas”, frisa.

Todas as pesquisas desenvolvidas pelo Procon Aracaju podem ser consultadas através do site procon.aracaju.se.gov.br/pesquisa-de-precos. Diante de dívidas ou necessidade de realizar denúncias, o consumidor pode acionar o órgão através dos canais oficiais de atendimento. Estão disponíveis o SAC 151 e o telefone 3179-6040, de segunda a sexta-feira, das 8h às 13h. Também é possível encaminhar a solicitação através do e-mail procon@racaju.se.gov.br.

Confira aqui a tabela completa.