Defesa Social divulga pesquisa comparativa de preços dos produtos da cesta básica

A Prefeitura de Aracaju, por meio da Secretaria Municipal da Defesa Social e da Cidadania (Semdec), disponibiliza nova pesquisa comparativa de preços da cesta básica, na capital. O levantamento foi realizado através do Programa Municipal de Proteção e Defesa do Consumidor (Procon Aracaju), que visitou, nos dias 29 e 30, deste mês, seis estabelecimentos, e obteve os valores praticados para 50 diferentes produtos. O objetivo do trabalho é, especialmente, orientar os consumidores e monitorar o mercado.

Foram contemplados produtos de alimentação, como arroz, café, farinha de mandioca, feijão, macarrão, dentre outros. Além disso, fazem parte da relação produtos do segmento de carne e frios, horta e pomar, higiene pessoal e limpeza doméstica. Cumpre registrar que, apesar de a pesquisa comparativa ter como objeto 50 tipos de produtos, não significa dizer que todos os estabelecimentos envolvidos comercializem a totalidade destes produtos.

O coordenador do Procon Aracaju, Igor Lopes, reforça que as variações e os preços constatados dizem respeito aos dias em que foram realizados o levantamento. “Os valores estão sujeitos à alteração conforme a data da compra, inclusive, por ocasião de descontos especiais, ofertas e promoções, bem como pelo fato de que supermercados de uma mesma rede podem praticar preços diferenciados”, esclareceu.

Com a divulgação do material o Procon Aracaju cumpre seu papel de facilitar o acesso às informações pertinentes às relações de consumo, estimula a prática da pesquisa e do consumo consciente. “Caso o consumidor encontre itens fora do prazo de validade ou com incompatibilidade entre o valor apresentado na prateleira e no caixa, não havendo resolução com o supermercado, a dica é procurar o Procon”, acrescentou a coordenadora de Educação e Pesquisa do Procon Aracaju, Grazielle Nery.

Agendamento online

Para registrar reclamação no órgão o consumidor pode agendar o dia e horário do seu atendimento através do site procon.aracaju.se.gov.br. O serviço possibilita maior agilidade e eficiência para o atendimento, na sede localizada na avenida Barão de Maruim, nº 867, bairro São José.

O sistema indicará, no calendário, os dias e horários disponíveis para o atendimento. Diante de dúvidas, é possível ligar para o SAC 151, de segunda a sexta-feira, das 8h às 17h.

Confira a tabela completa.