Procon/Aju participa de inauguração do Complexo Viário das Palmeiras

Na tarde da última sexta-feira, 03, a equipe do Procon/Aju participou da inauguração do Complexo Viário das

Palmeiras, importante ação de mobilidade urbana que foi gerada através de uma intervenção na antiga Rotatória do Caju, na avenida Beira Mar. A obra foi realizada pela Prefeitura de Aracaju, através da Superintendência Municipal de Transporte e Trânsito (SMTT).

Foto: Sílvio Rocha- PMA

A obra que durou dois meses custou cerca de R$800 mil, até a sua conclusão. O trecho onde está localizado o complexo era motivo de desconforto, principalmente em horário de pico, quando o fluxo aumentava e as vias ficavam congestionadas em todos os sentidos da rotatória.

Os motoristas, costumeiramente, reclamavam da estrutura do local e a dificuldade em dados momentos. Os ciclistas tinham dificuldade de pedalar na região e se sentiam inseguros com a estrutura da antiga rotatória. Os pedestres eram os que mais manifestavam insatisfação. Agora, com a obra, a Prefeitura de Aracaju visa minimizar esse tipo de transtorno.

O prefeito de Aracaju, João Alves Filho, afirmou que a localidade sempre foi um ponto de preocupação em tempos em que é necessário se pensar em mobilidade urbana. “Aracaju está crescendo e precisamos nos atentar para determinadas necessidades. O local em que o complexo foi construído era uma área de dificuldade, um ponto de estrangulamento do trânsito, por isso, vimos a importância da obra e, tão logo, tratamos de colocar em prática junto à equipe extremamente competente da SMTT. Nosso dever é melhorar a vida dos moradores da capital e, eu não tenho dúvida, essa obra ajudará, e muito, a melhorar o fluxo do trânsito, além de ser uma inovação, nos moldes europeus, com relação ao sistema inteligente de semáforos”, disse o prefeito.

Na obra entregue, na realidade, não existe rotatória na avenida e, sim, vias com fluxo mais rápido para os veículos, auxiliando na fluidez com segurança para os condutores, e passou a ter canteiros centrais e cruzamentos. Para não perder a beleza da localidade, foram reimplantadas mais nove palmeiras imperiais na área verde que aumentou em 50% em relação ao projeto anterior.

Foto: Sílvio Rocha- PMA

A obra de reestruturação também contou com a construção de uma ciclovia na rotatória, que interliga a ciclovia da avenida Beira Mar à ciclovia do Calçadão da 13 de Julho. Isso trará mais segurança aos ciclistas, que também utilizarão o semáforo de pedestres localizado na descida da Ponte Godofredo Diniz para a travessia.

Ao prestigiar a inauguração, o coordenador geral do Procon/Aju Jorge Husek, comemorou a conquista para os aracajuanos. “A Secretaria Municipal de Trânsito está de parabéns. Nosso órgão não poderia deixar de prestigiar esta grande conquista na mobilidade da capital, já que o principal objetivo da obra é o bem estar do cidadão, premissa que também é a prioridade do Procon Municipal”, explicou.

Por: Rodrigo Alves- Assessoria de Comunicação do Procon /Aju com informações da Assessoria de Comunicação da Prefeitura de Aracaju. Fotos: Sílvio Rocha- PMA e Procon/Aju.