Aula de educação financeira

Procon em parceria com Semed realiza aula de educação financeira

Os alunos das Escolas Municipais de Ensino Fundamental, EMEFS Prof. Anísio Teixeira e General Freitas Brandão tiveram hoje, 11, uma aula diferente sobre como controlar os seus gastos. A iniciativa partiu da Agência de Proteção e Defesa do Consumidor (Procon), em parceria com Secretaria Municipal da Educação de Aracaju (Semed), que realizou, às 14h, no auditório  da Secretária Municipal da Defesa Social e Cidadania (Semdec), uma aula sobre educação financeira com palestras e dinâmicas para o exercício de contenção gastos diários.

Para o coordenador de educação do Procon, Lucas Gonçalves, a realização do Projeto Educação Financeira traz o aprendizado amplo de como controlar as finanças desde cedo. “A importância deste projeto é de conscientizar cada aluno a planejar e reduzir gastos, ensinando a fazer escolhas certas do que é necessário comprar e do que pode ser economizado. Assim no futuro, esses jovens podem evitar o consumismo e mostrar aos pais o valor de cada coisa”, afirma.

A professora da escola Freitas Brandão, Miriam Guimarães, salienta o valor desta iniciativa. “A expectativa para esta aula é que os alunos possam despertar o lado econômico deles, onde a semente possa ser plantada desde cedo e no futuro tenha frutos. Ainda existe a imaturidade pela idade, mas acredito que a partir das dinâmicas e slides eles vão alcançar o entendimento necessário para vida”, disse.

A aluna do 8° ano da escola EMEF Freitas Brandão, Rayanne Silva, assistiu com atenção a palestra e comenta o a sua opinião sobre o assunto. “Aprendi que é importante usar o dinheiro com controle desde cedo. Para que futuramente isso não se torne um problema com dívidas, agora consigo ter noção do valor de gastos e como devo começar a guardar tudo que recebo aos poucos”, finaliza.