Procon Aracaju realiza palestra para estudantes de curso de vendas

A programação voltada à Semana do Consumidor, desenvolvida pela Prefeitura de Aracaju, por meio da Secretaria da Defesa Social e da Cidadania (Semdec), foi iniciada, segunda-feira (9), com a realização de uma ação educativa junto aos alunos do curso de vendas do Senac Sergipe.

A iniciativa integra as atividades do Programa Municipal de Proteção e Defesa do Consumidor (Procon Aracaju) e obejtivam promover conscientização sobre as relações consumeristas, em alusão ao Dia do Consumidor, comemorado no próximo dia 15.

O coordenador do Procon Aracaju, Igor Lopes, ressalta que a ação contribuiu com a formação dos alunos do curso de vendas  enfatizou a apresentação de pontos específicos sobre obrigações dos fornecedores e, também, sobre o papel de cada um na promoção do equilíbrio das relações de consumo.

“Nós trouxemos alguns conceitos básicos sobre direito do consumidor e exemplos práticos de condutas consideradas abusivas por lei. Foi possível esclarecer a função e atribuições do Procon, nossos serviços, atendimento e canais de comunicação, para que, em uma eventual necessidade, eles possam acionar o órgão e buscar orientações, tanto como consumidores quanto colaborando com os fornecedores”, detalhou.

Para o estudante Henzzon Lima, de 19 anos, as informações promovem maior segurança para que saibam proceder diante das situações que possam surgir no âmbito profissional. “Eu achei muito bacana essa palestra, principalmente para nós que vamos trabalhar na questão de vendas. Então é importante para saber lidar com certas situações, saber a que órgão recorrer para cada caso e os procedimentos para acionar o Procon, diante da necessidade”, considerou.

Marília Gomes, de 20 anos, avalia que os conhecimentos aguçam a atenção para os direitos e cuidados que devem ser adotados.”Achei muito importante porque, por mais que nós saibamos que temos direitos enquanto seres humanos, às vezes podemos esquecer dos nossos direitos enquanto consumidores. Então, acho fundamental para não sermos lesados por empresas”, indicou a estudante.

A instrutora do curso de vendas, Márcia Vasconcellos, ressalta que a palestra proporcionou grande contribuição para a formação dos jovens. “O Procon atuou, nessa palestra, de forma bem esclarecedora. Muitos estudantes ainda não sabiam de que forma o órgão poderia intervir em caso de problemas na comercialização dos produtos, mas foi bem explicado durante a explanação de hoje”, avaliou a instrutora.

A programação alusiva a Semana do Consumidor segue até a próxima sexta-feira, 13, e contempla um público diversificado. “A principal pauta da semana do consumidor está voltada para a promoção da educação, levando informações e conhecimentos básicos para os consumidores, inclusive priorizando a pluralidade do público-alvo. As atividades buscam contribuir, justamente, com essa disseminação do consumo consciente, além de indicar os caminhos que devem ser percorridos para fazer valer os direitos consumeristas”, concluiu o coordenador do Procon Aracaju.