Procon Aracaju divulga pesquisa comparativa de preços para o Dia das Mães

Com a proximidade do Dia das Mães, data que movimenta o comercio para a compra de presentes, o Programa Municipal de Proteção e Defesa do Consumidor (Procon Aracaju) preparou um levantamento de preços de itens procurados nesse período. O objetivo do órgão, vinculado à Secretaria Municipal da Defesa Social e da Cidadania (Semdec), é auxiliar os consumidores, estimular o hábito da pesquisa e realizar o monitoramento de mercado, na capital.

A coleta de dados ocorreu na quinta-feira (4), com verificação de preços aplicados para 25 diferentes itens, nos segmentos de acessórios, perfumaria e maquiagem. Para isso, foram visitados oito estabelecimentos comerciais.

Entre os itens observados estão bolsas, com valores entre R$69,90 e R$159,90. Já para perfumes constam na tabela valores entre R$30,90 e R$62,90. No segmento de maquiagens, o batom aparece com valores entre R$9,50 e R$21,90. A tabela completa, com todas as variações de preços, está disponível tanto site institucional da Prefeitura de Aracaju quanto no endereço eletrônico do órgão, o procon.aracaju.se.gov.br.

A coordenadora do órgão municipal de proteção ao consumidor, em Aracaju, Carolinne Bongiovani, explica que o trabalho executado pelo setor de Educação e Pesquisa visa estimular o consumo consciente. “A pesquisa possibilita que os consumidores possam identificar o estabelecimento que melhor atenda as suas condições de compra, estimulando, dessa forma o consumo consciente”, destacou.

Além disso, a coordenadora do Procon Aracaju ressalta aspectos em relação aos quais os consumidores devem manter atenção no momento da compra. “É preciso que o consumidor se atente aos prazos de validade dos produtos, a diferenciação de preços a partir da forma de pagamento, que deve ser comunicada previamente pelo fornecedor, e sempre observar a política de troca do estabelecimento, visto que não há obrigatoriedade para a realização de troca por insatisfação pessoal”, salientou.

Caso o consumidor tenha dúvidas ou observe indícios de práticas abusivas, como eventuais cobranças muito acima da média de mercado, pode entrar em contato com o órgão de proteção ao consumidor, em Aracaju, através do SAC 151 ou do telefone 3179-6040, em dias úteis, de segunda a sexta-feira, das 8h às 13h. Também é possível encaminhar a solicitação através do e-mail procon@aracaju.se.gov.br.

Confira aqui a tabela completa.