Procon Aracaju divulga pesquisa comparativa de preços dos cortes de carne

Nesta quarta-feira, 13, a Prefeitura de Aracaju disponibiliza, por intermédio do Programa Municipal de Defesa do Consumidor (Procon Aracaju), a pesquisa comparativa de preços dos cortes de carne. Os dados foram coletados nos dias 12 e 13, em 10 estabelecimentos comerciais localizados na capital. O levantamento tem por objetivo o monitoramento de mercado e proporcionar uma referência de preço aos consumidores.

Foram observados os valores aplicados de 33 itens, entre carnes bovinas, suínas, frango, linguiça calabresa e linguiça toscana, por quilo. No segmento que contempla a carne bovina, a tabela demonstra que o valor do corte da alcatra varia entre R$ 36,00 e R$43,90, enquanto o quilo de cupim custa de R$ 30,00 a R$ 38,99.

Entre os suínos, o levantamento revelou que o preço da bisteca que vai de R$ 14,99 a R$ 22,99, enquanto o quilo do bacon tem preços que vão de R$ 25,00 a R$ 33,90. Constam ainda valores para costela, lombo, pé suíno salgado e pernil.

A linguiça toscana foi localizada com menor valor de R$ 18,99 e maior valor de R$ 27,99. Para o quilo da linguiça calabresa foram identificados valores entre R$ 22,00 e R$ 31,90. O filé de peito de frango consta na tabela com menor valor de R$ 14,99 e maior preço de R$ 24,90. O frango inteiro, com miúdos, aparece com preços entre R$ 11,99 e R$ 15,99.

O coordenador do Procon Aracaju, Igor Lopes, ressalta que a pesquisa comparativa de preços é desenvolvida periodicamente, contemplando diversos segmentos de mercado, para auxiliar os consumidores, estimular o consumo consciente e monitorar o mercado. “Com essa referência de preços, além de identificar as condições de compras que se adequem à sua necessidade, também fornece ao consumidor informações que contribuem para a identificação de possíveis práticas abusivas, possibilitando que acionem o órgão para realizar as devidas apurações”, salienta.

Acesse a tabela completa.

Todas as pesquisas desenvolvidas pelo Procon podem ser consultadas no site da Prefeitura de Aracaju ou no site do Procon Aracaju .

Atendimento

Para sanar dúvidas ou registrar denúncias, o Procon Aracaju pode ser acionado através do SAC 151 ou por meio do número telefônico 3179-6040, em dias úteis, de segunda a sexta-feira, das 8h às 13h. A solicitação também pode ser encaminhada através do e-mail procon@aracaju.se.gov.br.

Para registrar reclamações, de forma presencial, na sede do órgão, é necessário agendar o atendimento através do site agendamento.procon.aracaju.se.gov.br.
O órgão está localizado na avenida Barão de Maruim, 867, bairro São José, e funciona de segunda a sexta-feira.