Procon Aracaju divulga novo levantamento de preços dos itens da cesta básica

O Programa Municipal de Proteção e Defesa do Consumidor (Procon Aracaju), vinculado à Secretaria da Defesa Social e da Cidadania (Semdec) da Prefeitura de Aracaju, realizou entre os dias 22 e 25 a oitava pesquisa de preço dos itens da cesta básica, na capital. O objetivo da ação é proporcionar uma referência dos preços à população.

A coleta de dados contemplou oito estabelecimentos, localizados nos bairros Atalaia, Aeroporto, Farolândia, São José, Bairro Industrial, Santos Dumont, Japãozinho e Ponto Novo. Foram objetos da pesquisa 50 itens, dentro dos segmentos alimentício, laticínios e frios, horta e pomar, higiene pessoal e produtos de limpeza.

De acordo com a tabela, no segmento de alimentos, o feijão carioca (1kg), está entre os itens de maior valor da cesta, chegando a custar R$ 8,29, com o menor valor de R$ 4,49. Assim como o óleo de soja (900ml), com valores entre R$ 7,15 e R$ 9,78.

No setor de laticínios e frios, os preços da manteiga (200g) variam entre R$ 4,99 e R$ 12,99, enquanto o presunto (kg) tem seu menor preço registrado em R$ 15,69 e o maior em R$ 48,99. O preço da mortadela defumada (kg) varia entre R$ 16,49 e R$ 29,99.

Partindo para os itens de higiene pessoal, o desodorante feminino aerosol (150ml) custa entre R$ 5,89 e R$ 10,39. O papel higiênico (30 m. c/ 04 uni.) tem variação de preço entre R$ 3,72 e R$ 9,99, e o sabonete (85g) varia entre R$ 1,09 e R$ 3,09.

Entre os produtos de limpeza, a água sanitária (1L) tem seu menor preço registrado em R$ 1,49 e o maior em R$ 2,59. Já os preços do sabão em barras (5 uni.) variam entre R$ 6,39 e R$ 15,99 e o amaciante entre R$ 6,37 e R$ 9,65.

De acordo com o coordenador geral do Procon Aracaju, Igor Lopes, em comparação com o mês de julho, o leite integral (1L), apresentou uma redução de preço de, pelo menos, R$0,40 , saindo de R$ 6,59 no mês passado para R$ 6,19 este mês, considerando os menores preços localizados para o produto durante a realização da pesquisa.
“A gente observa uma variação pouco significativa entre a maioria dos itens. E apesar da queda no preço do leite, em contrapartida, houve um aumento considerável no preço da placa de ovos de 30 unidades e da banana terra”, ressalta Igor.

O coordenador conclui dizendo que “a pesquisa tem objetivo de fornecer um preço médio ao consumidor e, caso se depare com um preço muito além destes valores médios, ele pode apresentar suas denúncias ao órgão”, frisou.

Confira a tabela completa.

Atendimento

Para sanar dúvidas ou registrar denúncias, o Procon Aracaju pode ser acionado através do SAC 151 ou por meio do número telefônico 3179-6040, em dias úteis, de segunda a sexta-feira, das 8h às 13h. A solicitação também pode ser encaminhada através do e-mail procon@aracaju.se.gov.br.

Para registrar reclamações, de forma presencial, na sede do órgão, é necessário agendar o atendimento através do site procon.aracaju.se.gov.br , por meio do link ‘agendamento online’. O órgão está localizado na avenida Barão de Maruim, 867, bairro São José, e funciona de segunda a sexta-feira.