Procon Aracaju alerta sobre cuidados para evitar golpes com uso do cartão de crédito

O uso do cartão de crédito exige atenção, especialmente no que se refere a eventuais situações atípicas, no momento do pagamento. Mensagem de erro na maquineta, recebimento de links por aplicativos de mensagens, tela com problemas para visualização dos dados podem ser indícios de golpe. Por isso, o Programa Municipal de Proteção e Defesa do Consumidor (Procon Aracaju), vinculado à Secretaria da Defesa Social e da Cidadania (Semdec), orienta sobre os cuidados a serem adotados.
A coordenadora do órgão municipal de proteção ao consumidor, Carolinne Bongiovani, indica que, de forma preventiva, diante de situações suspeitas, o consumidor deve buscar outras formas de pagamento.
“Caso no momento de finalização do pagamento, com o cartão, apareça uma mensagem indicando erro na maquineta é importante procurar utilizar outra forma de pagamento, como o Pix ou dinheiro. Não é recomendado reinserir o cartão ou dados sem que haja uma justificativa segura em relação ao problema”, salienta.
Para qualquer indício de anormalidade, seja no momento da compra ou na identificação de movimentações não reconhecidas, é importante agir rapidamente. “O consumidor deve acionar a operadora do cartão, imediatamente, através de canais oficiais, para obter informações, ou se dirigir à agência para adotar outros procedimentos de segurança. Também é importante registrar o boletim de ocorrência na Delegacia de Crimes Cibernéticos”, orienta a coordenadora.
Além disso, o sigilo em relação aos dados pessoais e senhas é fundamental. “O cidadão não deve compartilhar tais informações com terceiros e deve estar consciente de que nenhum banco solicita senhas através de ligações ou mensagens”, acrescenta Bongiovani.
Verificar, periodicamente, o detalhamento das faturas é uma medida que contribui para a identificação da utilização indevida do cartão. “É muito importante que os consumidores desenvolvam o hábito de analisar as suas faturas para que, havendo registro de compras desconhecidas, possam contestar junto às instituições financeiras”, alerta.

Fornecedores
Diante da incidência de golpes que atingem, diretamente, os fornecedores de produtos e serviços, o Procon Aracaju também chama a atenção para que mensagens com solicitação de atualização do sistema, via meios eletrônicos, sejam conferidas, imediatamente, junto às operadoras dos sistemas e cartões, por canais de comunicação oficiais.
“É fundamental que, diante de pedidos de atualização do sistema utilizado, o comerciante entre em contato, primeiro, com a administradora da maquineta, para confirmar a necessidade de atualização ou manutenção. Ao clicar em links sem o devido cuidado, o fornecedor poderá estar colando em risco os seus dados e sistema, dando acesso às práticas fraudulentas sem perceber”, destaca Carolinne Bongiovani.
Atendimento
Para sanar dúvidas ou registrar reclamações, o consumidor pode entrar em contato com o Procon Aracaju, por meio do telefone 3179-6040 ou no SAC 151, de segunda a sexta-feira, das 8h às 13h. Também é possível encaminhar solicitações através do e-mail procon@aracaju.se.gov.br, ou agendar atendimento presencial pelo site procon.aracaju.se.gov.br.