Pesquisa de preços dos medicamentos auxilia consumidores

A Secretaria de Defesa Social e da Cidadania (Semdec), através do Programa Municipal de Proteção e Defesa do Consumidor – Procon Aracaju -, disponibiliza mais uma pesquisa comparativa de preços de medicamentos. O objetivo é oferecer uma referência de preço ao consumidor, através dos valores obtidos dentro da amostra pesquisada, nos dias 3 e 4 de julho.

Para a pesquisa foram visitados 5 estabelecimentos comerciais, na capital, onde foram coletados os preços de 28 diferentes tipos de medicamentos, entre eles analgésicos, antialérgicos, antibióticos, anticonvulsivantes, anti-hipertensivos, anti-inflamatórios, antiparasitários e contraceptivos hormonal.

O coordenador geral do Procon Aracaju, Igor Lopes, ressalta que, previamente é feito um levantamento dos medicamentos mais vendidos, de cada segmento. A partir disso, é feita a seleção e escolha daqueles que integrarão a pesquisa. “A seleção dos estabelecimentos, nos quais são coletados os dados, é feita com base no alcance em relação ao consumidor final. Os estabelecimentos mais frequentados e buscados pelos consumidores são aqueles que recebem a visita da equipe do Procon Aracaju”, explicou.

Conforme análise realizada pelo órgão, vale ressaltar que alguns medicamentos sofreram variação de preço em relação a última pesquisa, desenvolvida no dia 12 abril de 2018. O medicamento Annita 500mg ( 6 comprimidos) sofreu redução de  R$ 4,40, sendo seu valor atual R$ 56,00.   Já o Ibuprofeno 600mg (20 comprimidos)  apresentou redução de R$ 2,54 , sendo o valor atual R$ 9,36, me média.  Entre os que apresentaram aumento está o  Diclofenaco 100mg  (20 comprimidos), que tinha como valor médio, anterior, R$ 12,20 e o atual valor  R$ 14,66, configurando um aumento de R$ 2,46, em média.

As variações e os preços constatados referem-se aos dias em que foram realizados o levantamento, estando, portanto, sujeitos à alteração conforme a data da compra, inclusive, por ocasião de descontos especiais, ofertas e promoções, bem como pelo fato de que supermercados de uma mesma rede podem praticar preços diferenciados.

Orientações

O Coordenador Geral do Procon Aracaju, Igor Lopes, aponta algumas circunstâncias que devem ser observados no ato da compra de produtos desta natureza. “É essencial que os consumidores observem se o número do lote, o prazo de validade e a data de fabricação que constam na caixa do medicamento são iguais aos descritos nas cartelas ou frascos, bem como se o medicamento possui registro no Ministério da Saúde”, destacou.

Produtos pesquisados

Analgésico: Buscopan, Dipirona, Dorflex. Antialérgico: Allegra, Claritin, Desalex. Antibiótico: Ampicilina, Bactrim, Claritromicina; Anticonvulsivante: Égide, Gardenal; Antidepressivo: Amytril, Donaren, Pamelor; Antidiabético: Daonil, Jardiance, Metformina; Anti-Hipertensivo: Aldomet, Clorana, Diupress; Anti inflamatório: Diclofenaco, Ibuprofeno, Nimesulida; Antiparasitário: Albendazol e Annita. Contraceptivo Hormonal: Mesigyna, Perlutan e Selene.

Confira a tabela completa.