Entenda o que é a criptografia no WhatsApp

Os usuários do aplicativo de mensagens WhatsApp, tem recebido desde abril o recado “ As mensagens que você enviar para esta conversa e chamadas agora são protegidas com criptografia de ponta a ponta”. Porém o Procon/Aju preocupado com a ausência de explicações sobre o que significa essa mensagem esclarece as dúvidas.

Segundo a empresa  a criptografia de ponta a ponta funciona como garantia de que apenas o usuário e a pessoa com quem conversa podem ler as mensagens e ninguém mais, nem o próprio WhatsApp. Fazendo com que fotografias, dados de contas bancárias e demais informações pessoais permaneçam protegidas.

A atitude da empresa reforça os dispositivos previstos no Marco Civil da internet, que afirma

Foto: EBC.
Foto: EBC.

que os cidadãos têm direito à inviolabilidade da intimidade e da vida privada, bem como à inviolabilidade e sigilo do fluxo das suas comunicações pela internet.

A “criptografia de ponta a ponta” embaralha as mensagens ao deixar o telefone da pessoa que envia e só são decodificadas no telefone de quem recebe.

A criptografia na nova versão do WhatsApp é automaticamente habilitada para todos, exceto para pessoas que não atualizaram o aplicativo. Não há a opção de não querer a camada de segurança.

Se o aplicativo estiver atualizado e o usuário queira conferir a funcionalidade da criptografia, o indivíduo deverá clicar no aviso da criptografia e confirmar a função, que automaticamente encaminhará o usuário para um escaneamento de código, que apresenta um QR Code(novo código de barras em 2D) e uma série de números. Porém a empresa informa que o procedimento de confirmação não é obrigatório, e mesmo sem abri-lo, o smartphone já está protegido.

Por: Assessoria de Comunicação do Procon/Aju com informações da Revista do Idec e BBC. Fotos: EBC e BBC Brasil.