Desabastecimento: MPE vai pedir ressarcimento dos consumidores

Deso garante que busca maneiras de compensar o consumidor

A promotoria dos Direitos do Consumidor do Ministério Público Estadual (MPE) vai acionar a Justiça para pedir o ressarcimento dos consumidores afetados pelo desabastecimento provocado pelo rompimento das duas tubulações que estavam sobre a ponte que caiu no povoado Pedra Branca em Laranjeiras, no último dia 9 de maio.

Durante audiência realizada nesta sexta-feira (15), a promotora Euza Missano, argumentou que os danos morais e materiais causados aos consumidores são de responsabilidade da Deso. Segundo ela, será verificada a possibilidade de ressarcir por meio do ajuizamento Ação Civil Pública ou por atitude voluntária da Deso.

O diretor do Procon de Aracaju, Jorge Husek pontuou que “a simples interrupção do fornecimento já gera um dano ao consumidor. Nossa proposta é que, a título de reparação, a empresa dê um desconto a todos, mas isso não impede que as pessoas que tiveram os lucros cessantes, empresários, comerciantes que pararam as atividades por conta do problema, entre em juízo”, disse.

O representante da Deso informou que a empresa deve comparecer ao MP para mais esclarecimentos técnicos na próxima semana. A companhia garantiu que está sendo estudada formas de compensação para o consumidor; sendo avaliada como fazer a leitura de hidrômetros de condomínio com medidor individualizado, já que o condomínio comprou água de carro-pipa para colocar na caixa que foi para os apartamentos passando pelo contador micro (o hidrômetro individualizado).

Também participaram da audiência representantes da Vigilância Sanitária de Aracaju e do Corpo de Bombeiros. O acidente nas tubulações da adutora do São Francisco comprometeu 70% da oferta de água na região metropolitana de Aracaju e afetou 1 milhão de pessoas.

Por Will Rodrigues. Foto: Elisângela Valença/F5 News.