Colaboradores do Procon Aracaju levam contribuição à campanha solidária para cadastramento de doadores de medula óssea

WhatsApp Image 2017-09-13 at 08.43.40O Procon Aracaju esteve presente em ação realizada pela  Secretaria Municipal de Defesa Social e da Cidadania (Semdec), através da Guarda Municipal de Aracaju (GMA), para cadastramento de doadores de medula óssea.  A iniciativa ocorreu na manhã da terça-feira, 12, na sede do comando da GMA, localizado no parque Augusto Franco, mais conhecido como Sementeira.

A participação voluntária ocorreu, justamente, durante a semana de comemorações pelos 27 anos do código de defesa do consumidor (CDC). Em meio às atividades para conscientizar os aracajuanos sobre seus direitos e deveres, enquanto consumidores, a oportunidade foi também de praticar a solidariedade.WhatsApp Image 2017-09-13 at 08.43.14

Para os membros da equipe, a disponibilidade para ajudar o próximo deve estar presente no dia a dia dos cidadãos. No caso do cadastramento para doação de medula, o ato pode salvar vidas. O colaborador Kleyton Carneiro considera que essa é uma questão de humanidade. “É uma questão de pensar no próximo. Pensar que não estamos aqui sozinhos. Precisamos pensar num bem maior”, refletiu.

Entre os cadastrados na ocasião também esteve o fiscal do Procon Aracaju, Genicleudo Albuquerque  “Nós precisamos ajudar uns aos WhatsApp Image 2017-09-13 at 08.59.30outros. Ajudar sem esperar nada em troca. É uma questão de dignidade”, pontou.

O secretário municipal da Defesa Social e da Cidadania, Luis Fernando Almeida, ressalta a importância da integração para o fortalecimento dessa rede de solidariedade. “Representa muito para todos nós ter o Procon Aracaju aqui, também  colaborando com essa campanha. É algo que nos traz muita alegria. Quando vemos tanta gente se predispondo a doar, retirar o seu sangue para ser um candidato à doador de medula óssea, é uma alegria imensa. Torcemos para que mais pessoas adotem esse gesto de solidariedade”, declarou.

A iniciativa integra as ações em apoio à campanha ‘Todos por Rômulo’ e contribui com a ampliação do número de voluntários inscritos no Registro Nacional de Doadores de Medula Óssea (Redome). O processo para cadastramento consistiu no preenchimento de uma ficha, com dados pessoais do candidato à doação, que foi seguida da coleta de 4 ml de sangue. O material passará por testes que irão determinam as características genéticas e assim verificar a compatibilidade entre o doador e o paciente (receptor) que necessita do transplante da medula óssea.

Hemose

Para aderir ao cadastro o interessado pode procurar o Hemose, localizado na Avenida Variante 1, S/N, Bairro Capucho – Centro Administrativo Governador Augusto Franco, vizinho ao Hospital de Urgência de Sergipe (Huse) de segunda à sexta-feira, das 7h30 às 17h. Mais informações podem ser obtidas  através dos telefones: (79) 3225-8000, 3225-8039 e 3259-3174.