Atendimento através do 151 do Procon completa um ano

A Prefeitura Municipal de Aracaju, por meio da Coordenadoria Estadual de Proteção e Defesa do Consumidor (PROCON) comemora hoje, 13, um ano de serviço telefônico através do 151. O intuito de oferecer esse serviço é proporcionar melhorias que favoreçam a construção de uma cidadania melhor no âmbito das relações de consumo.

O objetivo do PROCON é manter uma maior proximidade com o consumidor e intermediar o relacionamento entre o consumidor e o fornecedor. A criação do serviço telefônico de memorização fácil e custo acessível foi para que o mesmo pudesse fazer suas reclamações e solucionar seus questionamentos.

Neste primeiro ano, decorrentes dos serviços de telefonia, foram realizadas quatro mil ações de fiscalização que culminaram em mais de 1.700 processos, sendo eles 816 aos autos de infração e 200 autos de constatação, tendo conciliação em mais de 90% deles. As ocorrências mais frequentes detectadas pela área de telefonia 151 foram reclamações voltadas a empresas de telefonia, internet, bancos, empresas que utilizam o serviço de cartão de crédito e consumo com o comércio em geral.

“Nosso intuito enquanto Procon é manter essa relação de cuidado com o consumidor. Nós queremos que eles vejam e percebam que no município de Aracaju existe um órgão que se preocupa com seus interesses, que luta junto com eles por seus direitos. Tem sido um sucesso esse tipo de serviço, a população tem dado seu sugestão e isso tem feito com que o número de atendimento aumentasse de maneira considerável. Os esclarecimentos dados têm satisfeito a população e nós só temos que comemorar”, afirmou o coordenador geral do Procon, coronel Jorge Husek.

Atendimento ao consumidor

“Nós só temos uma política: o consumidor é nossa prioridade. E isso tem acontecido, em alguns casos nós conseguimos atender o consumidor imediatamente. Eles nos ligam e dizem o que está acontecendo e nós pedimos para que eles aguardem que estamos a caminho. Muitos não acreditam e quando se deparam com a chegada da nossa equipe no local, comemoram” afirmou Jorge Husek.

Para realizar as denúncias, o Procon disponibiliza do serviço telefônico no número 151. Além serviço telefônico, o órgão conta com atendimento através do e-mail procon@aracaju.gov.br e através da página do Facebook: Procon Municipal de Aracaju. O consumidor também pode ser atendido na sede, de segunda a sexta, das 8h às 17 horas, na Av. Pedro Paes de Azevedo, 853 – antiga Escola Parque.