Procon municipal interdita farmácia na capital

Ao final da manhã de ontem (9), o Procon Municipal empreendeu novas fiscalizações pela cidade, desta vez em uma rede de farmácias da capital.  A fiscalização foi baseada em denúncias de consumidores que reclamavam  que o fornecedor praticava a venda com duplicidade de preços, ou seja, o valor do produto na prateleira diferia do registrado no sistema, o que constitui infração contra a relação de consumo.

O fato ocorreu na Rede de Farmácias Pague Menos, que já havia sido denunciada por uma coletividade de consumidores, justificando uma ação mais enérgica do Procon; uma vez que a equipe de Fiscalização já havia notificado o estabelecimento.

Ao dirigir-se   a algumas unidades, para averiguação das denúncias, nas duas primeiras lojas visitadas, localizadas no centro da cidade, a equipe fiscalizadora encontrou falhas no que diz respeito a:  falta de fixação de preços nos produtos em promoção, o que foi imediatamente sanado, por determinação do órgão.

Contudo, a equipe liderada pelo coordenador de Fiscalização do Procon, Nubem Bomfim, ao visitar a unidade da loja, situada na rótula da Av. Hermes Fontes, observou uma situação de completo desrespeito aos direitos básicos do consumidor, previstos no ordenamento pátrio. No interior da loja, foi detectada  uma série de irregularidades tais como: duplicidade de preços, leitor ótico sem funcionamento, produtos avariados, a exemplo de lata de leite enferrujada, imediatamente recolhida e retirada da prateleira, haja vista que põe em risco à saúde do consumidor, levando o órgão a proceder a interdição temporária da loja; até que a mesma sanasse todas as desconformidades.

A loja permaneceu com as portas cerradas até a completa correção das práticas infrativas, o que se deu em três horas. Cabendo destacar que houve total cooperação do fornecedor na resolução dos problemas verificados.

Os consumidores que estavam presentes no momento entenderam e apoiaram a ação do órgão de Defesa do Consumidor, enfatizando a eficiência e a agilidade na prestação do serviço público. O Procon Municipal, tem por meta ampliar a fiscalização, atendendo os anseios da sociedade aracajuana.

Por: Assessoria de Comunicação do Procon/Aju