Prefeitura de Aracaju fiscaliza o comércio durante a Black Friday

Nesta sexta-feira, 29, ocorre a Black Friday. A data gera grande expectativa para consumidores e lojistas, aquece o comércio e oferece vantagens para compras, mas também exige atenção. De maneira a garantir o respeito aos direitos dos consumidores, a Prefeitura de Aracaju, por meio da Secretaria da Defesa Social e da Cidadania (Semdec), desenvolve ações para orientação aos consumidores e fornecedores, além de promover fiscalizações nos estabelecimentos comerciais.

De forma intensificada, o Programa Municipal de Proteção e Defesa do Consumidor (Procon Aracaju), que integra a Semdec, percorre os principais pontos de venda da capital durante toda esta sexta. “Nosso principal objetivo é o atendimento ao direito básico à informação, previsto no Código de Defesa do Consumidor (CDC). Todos os itens postos à venda devem estar devidamente precificados. Se houver qualquer tipo de acréscimo ou diferenciação de preços a partir da forma de pagamento, ela precisa ser repassada previamente ao consumidor, assim como a incidência de juros no parcelamento, taxas e outras condições”, ressaltou o coordenador.

O coordenador destaca que para a campanha de Black Friday, neste ano, os trabalhos do Procon Aracaju tiveram início com antecedência. Foi realizada uma pesquisa de preços dos produtos mais procurados nessa ocasião, de maneira a orientar o trabalho de fiscalização. “Contamos também com a parceria dos consumidores. Caso haja dúvidas ou queiram registrar reclamações, nós dispomos de um canal específico para isso, que é o SAC 151. As denúncias também podem ser realizadas na sede do órgão, localizada na avenida Barão de Maruim, 867, bairro São José”, pontuou Igor Lopes.

Para o gerente de loja Daniel Soares, a visita do Procon gera maior confiança para lojistas e consumidores. “Parabenizo a atuação do Procon Aracaju. É uma prova de que a loja está praticando os preços da forma anunciada. Recebi a visita um dia antes da Black Friday, o que é muito bom por uma questão de orientação. A gente como lojista fica muito feliz e aproveita para tirar dúvidas, ajustando detalhes que possam estar passando despercebido e que no final só quem tem a ganhar com isso é o consumidor. Muito bacana a visita do Procon. Nos deixa mais confiantes para fazer um grande evento”, relatou.