Postos de combustíveis sergipanos passam por fiscalização

Até a próxima sexta-feira (25) cerca de 90 postos de combustíveis e pontos de revenda de gás de botijão (GLP) de Aracaju e do interior de Sergipe receberão a visita dos técnicos da Agência Nacional do Petróleo (ANP), do Instituto Tecnológico e de Pesquisas do Estado de Sergipe (ITPS), da Secretaria de Estado da Fazenda (Sefaz), da Promotoria de Defesa do Consumidor do Ministério Público do Estado (MPE) e ainda do Procon Municipal, que realizam uma força-tarefa em dez cidades sergipanas para verificar o funcionamento desses estabelecimentos comerciais.

Nessa terça-feira (22), o proprietário de um posto na cidade de Itabaiana, no Agreste de Sergipe, foi detido porque os fiscais encontraram irregularidades no estabelecimento. Nesta quarta-feira (23), as ações se concentraram na capital sergipana e em Nossa Senhora do Socorro e São Cristóvão, região metropolitana.

De acordo com a ANP, estão sendo coletadas mostras de combustíveis para análise em laboratório e também estão sendo observadas irregularidades como ausência de painel de preços, falta de balde aferidor e de equipamento para testes, além do prazo de validade dos produtos comercializados.

Entre as não conformidades mais comuns, segundo a Agência reguladora, está relacionada ao etanol hidratado, uma mistura feita basicamente de álcool e água, onde o nível de água está acima do limite permitido.

Outra não conformidade fiscalizada é a chamada “Bomba baixa” (fraude na medição volumétrica da bomba). A ANP esclarece que o consumidor pode pedir para que seja feita a aferição se o volume de combustível informado na bomba não corresponde ao que foi fornecido.

O balanço da operação deve ser divulgado nos próximos dias. Denúncias sobre irregularidades no mercado de combustíveis podem ser feitas pelo telefone 0800 970 0267 ou pelo Fale Conosco da ANP.

Fonte e Foto: F5 News