Férias: atenção para o turismo de aventura

No período de férias o consumidor que vai viajar pode escolher diversos tipos de turismo, o de aventura é um deles. Porém o Procon/Aju alerta para os cuidados que devem ser tomados.

O turismo de aventura é direcionado a passeios ecológicos como, por exemplo: safari, caminhadas na mata e/ou montanha, mergulho em cachoeiras etc. Verifique se suas condições físicas são compatíveis com a programação e certifique-se de que sua segurança física e pessoal será garantida.

Procure uma agência especializada nesse tipo de passeio, informando-se sobre todos os dados que cercam o programa, como qual o grau de dificuldade do roteiro; quais as atividades inclusas; se é necessário fazer previamente cursos específicos e qual o condicionamento físico exigido conforme a atividade escolhida; quais as características da região; se o tipo de programa escolhido contará com a presença de um guia especializado etc. Deve ser verificado, ainda, se haverá pernoite, onde e como. Em caso positivo se estão inclusos: barraca, hotel, motel, cobertor, colchonete e alimentação.

Certifique-se de que, na região, exista atendimento voltado para socorro em caso de emergência. Informe-se previamente sobre roupas apropriadas para vestir e levar e, também, quanto a equipamentos, objetos e produtos de primeira necessidade que deverão fazer parte da bagagem.

No contrato deve estar estabelecido tudo o que foi combinado verbalmente como, por exemplo: data e local de saída e chegada; duração do passeio; locais a serem visitados; valor total; se pagamento financiado, quantas parcelas e respectivas datas de vencimento; em caso de acidentes durante o percurso quem custeará as despesas médicas e se há como ter atendimento imediato.

Outro dado importante que não poderá faltar nesse documento é a identificação completa das partes envolvidas. Como forma de comprovar eventuais problemas, aconselha-se a fotografar os locais que apresentarem disparidade com o que foi contratado. E, ainda, trocar endereço, telefone e e-mail com os demais participantes para, se for o caso, fazer reclamação conjunta.

Por: Assessoria de Comunicação do Procon/Aju com informações da Revista Projeto Boa Viagem da Assessoria de Comunicação da Fundação Procon-SP. Foto: Site Villa La Angostura – Argentina.