Procon visita e autua supermercado atacadista em Aracaju

Um supermercado atacadista recém-inaugurado em Aracaju, foi autuado pela Coordenadoria Municipal de Proteção e Defesa do Consumidor, o Procon Municipal, após duas constatações de irregularidades: a falta do número de telefone do Procon em todos os 28 caixas e a ausência de aparelho emissor de senha para controlar o tempo dos consumidores na fila de compras, a fim de obedecer aos 20 minutos de espera estabelecido em lei.

O coordenador de fiscalização do órgão, Francisco Costa, explicou que a cada três caixas, um precisa apresentar um emissor de senha. “O aparelho mostra o horário que o consumidor foi atendido para saber se o supermercado obedece ao tempo de espera máximo. Porém, temos que estar conscientes de que ele foi inaugurado há pouco tempo e isso atrai muitos consumidores. Quando fomos fazer a verificação, todos os caixas estavam cheios”, informa.

O supermercado tem dez dias para apresentar o aparelho e colocar o número de telefone do Procon em todos os 28 caixas da loja. Já o acesso dos clientes ao Código de Defesa do Consumidor, exigência do órgão para os estabelecimentos comerciais, o coordenador informa que estava regular.

Ainda segundo o coordenador do Procon, também foram avaliados itens como precificação e validades dos produtos e ambos estavam adequados às normas.