PROCON Municipal de Aracaju orienta consumidores sobre operação “Carne Fraca”

No último dia 30 de março, em audiência realizada no Ministério Público de Sergipe, conduzida pela Promotora de Justiça da Promotoria dos Direitos do Consumidor, Dra. Euza Missano, foram reunidos representantes dos supermercadistas do Estado, bem como do Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento em Sergipe – MAPA, EMDAGRO, Vigilâncias Sanitárias Municipal e Estadual e o PROCON Municipal de Aracaju para discutir a repercussão, em nosso Estado, da operação deflagrada pela Polícia Federal denominada “Carne Fraca”.

Na oportunidade, foi informado pelo representante do MAPA que de mais de 20 (vinte) empresas investigadas a nível nacional, 05 (cinco) tiveram SIFs (Serviço de Inspeção Federal) interditados, dentre as quais apenas 04 (quatro) tiveram produtos distribuídos no Estado de Sergipe. São elas:

BRF BRASIL (Sadia/Perdigão) – SIF 1010

PECCIN S/A– SIF 825

SEARA ALIMENTOS – SIF 530

FRANGO DM INDÚSTRIA E COMÉRCIO DE ALIMENTOS – SIF 270

Contudo, ressaltou que todos os supermercadistas por eles fiscalizados, preventivamente e por conta própria, retiraram de seus estoques os produtos sob investigação, não havendo mais, no Estado de Sergipe, produtos advindos dos SIFs acima informados.

Em razão desta determinação, o PROCON Municipal de Aracaju orienta os consumidores que, no momento da compra de produtos como carne, frango e embutidos, por exemplo, exija informações sobre a procedência dos mesmos, recusando aqueles das marcas acima citadas e SIFs informados.

Ressalte-se que quando da fiscalização dos estabelecimentos, segundo dados compartilhados em audiência pelo representante do MAPA e da EMDAGRO, foram retirados aproximadamente 300kg de produtos advindos dos SIFs interditados e encaminhados para análise pelo laboratório do Ministério da Agricultura, procedimento adotado em todo território nacional.

Eventuais dúvidas ou reclamações deverão ser direcionadas ao Órgão, através do SAC 151 ou no “Fale conosco” do site www.procon.aracaju.se.gov.br.