Procon Aracaju realiza roda de conversa sobre direitos do consumidor no Santa Lúcia

Como parte da programação alusiva à Semana do Consumidor, o Programa Municipal de Proteção e Defesa do Consumidor (Procon Aracaju) realizou, na noite desta segunda-feira, 13, uma roda de conversa com moradores do conjunto Santa Lúcia, no bairro Jabotiana. A ação denominada Café com o Procon ocorreu na sede da Associação de Moradores da localidade, com o objetivo de ampliar o diálogo com a população.

A coordenadora do órgão, Carolinne Bongiovani, destaca que a ação educativa busca promover conscientização. “Esse é um projeto educativo que visa estimular o empoderamento do consumidor, conscientizando os cidadãos sobre os seus direitos e deveres dentro da relação de consumo”, frisa.

O assessor jurídico do órgão, Henrique Corrêa, explica que durante o encontro são abordados diversos temas relacionados à aquisição de produtos ou contratação de serviços e também voltados à educação financeira. “Algumas questões recorrentes dizem respeito à garantia de produtos, troca, aspectos voltados aos empréstimos consignados e outros”, pontua.

A professora universitária Liliane Aguiar considera que essa iniciativa aproxima o órgão da comunidade. “Foi muito produtivo, tirei algumas dúvidas. São questões do dia a dia, como uma compra no cartão, outras questões que o cidadão tem vergonha de perguntar ou que nem sabe se está sendo lesado. Tudo foi bem explicado. Parabenizo o órgão pela iniciativa”, destacou.

Uma das participantes da roda de conversa, Rita de Cássia Silva é professora e, há cinco anos, comercializa produtos alimentícios no bairro. Ela conta que “tinha algumas dúvidas” relacionadas às informações do cardápio, as quis pode esclarecer, “o que beneficia a mim, enquanto comerciante, e aos meus clientes”, disse, ao acrescentar que também pode “esclarecer outras dúvidas pessoais”.

Ao todo, quatro localidades serão visitadas para a realização do Café com o Procon, durante a Semana do Consumidor. “A data comemorativa além de ter surgido para ampliar a conscientização da população sobre os seus direitos, também lembra os fornecedores sobre o seu compromisso de respeitar os direitos dos cidadãos dentro dessa relação comercial”, afirma a coordenadora Carolinne Bongiovani.

Atendimento

Para sanar dúvidas ou registrar reclamações, o consumidor pode entrar em contato com o Procon Aracaju, por meio do telefone 3179-6040 ou no SAC 151, de segunda a sexta-feira, das 8h às 13h. Também é possível encaminhar solicitações através do e-mail procon@aracaju.se.gov.br, ou agendar atendimento presencial pelo site procon.aracaju.se.gov.br.