Procon Aracaju fiscaliza cumprimento da lei consumerista nos bancos da capital

No decorrer desta semana, entre os dias 13 e 17, a Prefeitura de Aracaju, por meio da Secretaria Municipal da Defesa Social e da Cidadania (Semdec), fiscalizou diversas agências bancárias para garantir o respeito aos direitos do consumidor.

Realizadas pelo Programa Municipal de Proteção e Defesa do Consumidor (Procon Aracaju), as ações objetivam verificar a disponibilização do Código de Defesa do Consumidor (CDC) para clientes, a existência de assentos destinados aos idosos, deficientes, lactantes e pessoas obesas, além de averiguar o cumprimento da Lei dos 15 minutos.

Segundo a coordenadora de educação e pesquisa, Grazielle Rodrigues, foram visitadas seis agências e somente uma delas foi autuada. “A única agência autuada ultrapassou o tempo limite de atendimento ao cliente de acordo com a Lei nº 3.441”, apontou a coordenadora.

O cozinheiro Valder Coelho presenciou a atuação e classificou como importante o trabalho do órgão. “A fiscalização contribui para nós, consumidores, termos nossos direitos assegurados”, enfatizou.

Assim como o cozinheiro, a assistente de idosos Conceição Botelho avaliou a fiscalização como importante para a população. “É uma ação muito boa para que os cidadãos não sejam lesados pelas agências bancárias”, afirmou Conceição.

Atendimento
Para realizar denúncias ou esclarecer dúvidas, é possível acionar o Procon Aracaju por meio do SAC 151, de segunda a sexta-feira, das 8h às 17h, em dias úteis. O órgão também disponibiliza o serviço de agendamento online, no site procon.aracaju.se.gov.br, pelo qual o consumidor pode agendar, conforme disponibilidade, o atendimento presencial na sede do órgão, localizado na Avenida Barão de Maruim, 867, no bairro São José.