Procon Aracaju fiscaliza 25 lojas durante primeira semana da Operação da Independência

Lojistas são orientados durante a fiscalização.A proximidade das comemorações voltadas ao 7 de Setembro leva muitos sergipanos aos armarinhos do Centro da capital. Muitas dessas pessoas buscam adereços para serem utilizados durante os desfiles cívicos. Por isso, a Secretaria Municipal da Defesa Social e da Cidadania (Semdec), através do Procon Aracaju, realiza fiscalização nos armarinhos e lojas de instrumentos musicais. Denominada “Operação da Independência”, a ação alcançou o total de 25 lojas, somente nesta primeira semana de vistoria.Produtos devem estar precificados individualmente. (640x427)

Entre as lojas visitadas, na ação que teve início na última terça-feira, 22, duas foram autuadas pela ausência do Código de Defesa do Consumidor (CDC). “Também observamos problemas relacionados à precificação dos produtos, o que levou à aplicação de cinco autos de infração. Caso as empresas não recorram e não realizem as adequações, no prazo de dez dias, poderão ser multadas”, esclareceu o fiscal do Procon Aracaju, Genicleudo Albuquerque.

Entre os aspectos observados também esteve a duplicidade de preços nas mercadorias. “Agimos Procon Aaracaju orienta correta disposição de informações nos armarinhos.pela regularização dessas situações, especialmente, para evitar que os consumidores sejam expostos a situações de constrangimento, além, é claro, de fazer cumprir a lei”, acrescentou o fiscal.

A consumidora Josilene dos Santos, 22 anos, considera positiva a ação do Procon Aracaju. “Nos sentimos respeitados ao chegar na loja e encontrar as informações de que precisamos sobre os produtos. A ação do Procon é muito importante, para mim, nesse sentido”, revelou.IMG_6647 (640x427)

Segundo a coordenadora- geral do Procon Aracaju, Liara de Andrade, apesar das ações serem direcionadas a segmentos específicos, conforme as demandas do mercado, a atuação é permanente. “Trabalhamos de forma contínua e preventiva, para garantir que o direito dos consumidores sejam respeitados. Ao mesmo tempo, promovemos a conscientização dos lojistas e esclarecemos dúvidas quanto às medidas que devem ser adotadas para garantir o cumprimento do CDC”, explicou.

Para a gerente de loja Magna Silva, esse momento é mais que uma A consumidora Josilene dos Santos, 22 anos, aprovou a atuação do Procon Aracaju. (640x427)fiscalização. É principalmente o momento em que é possível esclarecer dúvidas e obter orientações. “Esse trabalho é muito importante para todos nós que atuamos no comércio. Evitamos questionamentos por parte do consumidor, além de gerar facilidades para o nosso trabalho. Sabemos que o consumidor possui o direito de ter acesso a todas as informações de maneira especificada. Sempre que necessário, fazemos os ajustes e evitamos as multas”, avaliou a gerente.

A Operação da Independência segue até a próxima quarta-feira, 30, com a presença das equipes de fiscalização nas lojas do Centro da capital.