Procon Aracaju encerra programação especial da Semana do Consumidor no Santos Dumont

Nesta quinta-feira, 16, o Programa Municipal de Proteção e Defesa do Consumidor (Procon Aracaju) realizou uma roda conversa com moradores do bairro Santos Dumont. A ação integrou a programação especial da Semana do Consumidor, iniciada na última segunda- feira (13).

A partir da iniciativa, a equipe do órgão que integra a Secretaria Municipal da Defesa Social e da Cidadania (Semdec) visitou, também, as comunidades dos bairros Santa Maria, Aeroporto e do conjunto Santa Lúcia, no Jabotiana.

As atividades objetivaram estimular o empoderamento do consumidor, com a conscientização dos cidadãos sobre os seus direitos e deveres dentro de uma relação de consumo. Durante o encontro, oram abordados temas relacionados à aquisição de produtos e contratação de serviços, segurança em compras pela internet e educação financeira, com foco no estímulo ao consumo consciente.

A coordenadora do Procon Aracaju, Carolinne Bongiovani, conta que o público aderiu à ideia do projeto e participou apresentando dúvidas. “As dúvidas apresentadas dizem respeito à política de troca, vício nos produtos e falha na prestação de serviços. Tem sido uma troca muito importante, devido a esse dever de informação”, frisou.

Segundo a coordenadora, a aproximação com o público, o espaço para diálogo e apresentação de demandas vivenciadas por eles favorece o exercício da cidadania e a redução de riscos nos atos de compras e contratações. “O consumidor muitas vezes está em uma posição de vulnerabilidade, principalmente, se há falta de informação. Então demos ênfase, ao longo dessa semana, à disseminação das informações pertinentes aos moradores desses bairros”, indicou.

Durante os encontros, foram divulgados os canais de atendimento do órgão e as condições necessárias para o registro da reclamação, como a documentação necessária e o agendamento prévio para atendimento presencial.

A consumidora Adriana Silva dos Santos, moradora do bairro Santos Dumont, diz que essa foi uma oportunidade de sanar muitas dúvidas. “Foi muito importante para a gente. Tiramos dúvidas sobre coisas que acontecem no nosso dia a dia com as compras nas lojas físicas e na internet. Então, essa palestra foi muito proveitosa pra gente”, considerou.

Para a consumidora Maria Elizabeth de Carvalho, os temas chamaram a atenção e contribuíram para que houvesse maior consciência sobre os direitos previstos no Código de Defesa do Consumidor (CDC). “Foi ótimo. Tirei minhas dúvidas e estou saindo daqui consciente dos meus direitos”, destacou a moradora do bairro Santos Dumont.