Procon Aracaju encerra programação especial da Semana do Consumidor com oferta de serviços

Após uma semana de atividades especiais em alusão ao Dia do Consumidor, a Prefeitura de Aracaju, através da Secretaria da Defesa Social e da Cidadania (Semdec), realizou, nesta sexta-feira,13, o segundo dia de plantão de dúvidas e registro de reclamações. Os serviços foram disponibilizados no espaço Fundat, no shopping RioMar, entre as 10h e as 17h.

A ação, desenvolvida pelo Programa Municipal de Proteção e Defesa do Consumidor (Procon Aracaju), contou com a parceria da Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel) e da Fundação Municipal de Formação para o Trabalho (Fundat).

Para quem passou pelo local, a novidade chamou atenção, como Lisane Rocha, de 18 anos. “Acho muito importante esse serviço ser disponibilizado aqui. É algo de a população precisa. É importante divulgar, pois não é todo mundo que conhece. Então, está sendo muito positivo”, avaliou a universitária, que presenciou a ação enquanto buscava atendimento da Fundat.

O secretário da Defesa Social e da Cidadania, Luís Fernando Almeida, reforça o compromisso com a promoção do equilíbrio nas relações consumeristas. “O Procon Aracaju vem atuando de maneira cada vez mais dinâmica para assegurar que os consumidores tenham conhecimento sobre os seus direitos e acesso aos serviços do órgão. Esse espaço disponibilizado à população com o apoio da Fundat e parceria da Anatel reflete esse compromisso”, destaca o secretário Luís Fernando.

A presidente da Fundat, Edivaneide Lima, considera que essa união de forças gera grandes benefícios para os aracajuanos. “A gente alcança melhores resultados quando estabelecemos parcerias. Essa iniciativa é muito salutar para os aracajuanos. A Fundat estabeleceu essa parceria com muito boa vontade e pretendendo que essa oferta de serviços se amplie nos nossos espaços, assim como os serviços da Fundat, que já funcionam regularmente nesses locais”, pontuou.

Semana do consumidor
Ao longo da semana, em alusão ao Dia do Consumidor, comemorado no dia 15 de março, foram desenvolvidas diversas atividades que visaram à conscientização da população. “Temos seguido um caminho de buscar e difundir a educação do consumidor, para que ele saiba exigir seus direitos”, afirma o coordenador do Procon Aracaju, Igor Lopes.

De acordo com o coordenador, todas as atividades promovidas foram bem sucedidas. “Tivemos ações especiais todos os dias, desde a segunda até a sexta-feira. Cerca de 150 pessoas foram beneficiadas com as ações e o resultado foi bastante satisfatório”, avalia Igor Lopes.

Na segunda-feira (9), os beneficiados pela ação foram os alunos do curso de vendas do Serviço Nacional de Aprendizagem Comercial (Senac) Sergipe, que assistiram a uma palestra educativa sobre relações consumeristas. Já na terça-feira (10), ocorreu uma palestra voltada à educação financeira do público idoso, no Instituto Gbarbosa.

Na quarta-feira (11), terceiro dia da ação, foi realizada mais uma edição do “Procon vai à escola”, projeto em que alunos da rede municipal de ensino atuam como fiscais por um dia, sob supervisão da coordenadoria de Educação e Pesquisa do órgão. Além disso, os estudantes recebem orientações sobre direitos básicos do consumidor.

Por fim, nos últimos dois dias da Semana do Consumidor, foi realizado o “Plantão de dúvidas e registro de reclamações”, por meio do qual os consumidores puderam reclamar e esclarecer dúvidas sobre serviços de telecomunicações. Segundo Igor Lopes, os resultados da ação foram bastante positivos.

“Tivemos demandas de reclamações como ocorrência de possível venda casada, cobranças abusivas e marketing agressivo. Também recebemos consumidores que desejavam negociar suas dívidas com as empresas, então passamos as informações necessárias”, conclui o coordenador do Procon Aracaju.