Procon Aracaju divulga pesquisa de preços de materiais escolares

O Programa Municipal de Proteção e Defesa do Consumidor (Procon Aracaju), vinculado à Secretaria Municipal da Defesa Social e da Cidadania (Semdec), disponibiliza, nesta terça-feira, 27, um levantamento de preços dos itens que fazem parte da lista de materiais escolares.

A assessora jurídica do Procon Aracaju, Caroline Rocha, afirma que, para a coleta de dados, realizada nos últimos dias 21 e 22, foram visitados sete estabelecimentos comerciais da capital, contemplando 30 itens procurados nesse período.

“A pesquisa prévia de preços, além de proporcionar o monitoramento do mercado, garante ao consumidor a possibilidade de análise de preços de produtos similares, com preços distintos em diversos estabelecimentos, estimulando, dessa forma, o consumo consciente”, ressalta a assessora.

De acordo com a tabela, o caderno brochura, com 48 folhas, custa entre R$ 3,90 e R$ 9,50; o minidicionário tem valores entre R$ 5,00 e R$ 6,30; o tubo de cola (90 gramas), entre R$ 3,00 e R$ 7,90; a lapiseira 0.7 tem valores entre R$ 1,49 e R$ 10,60.

O pacote de hidrocor pequeno (c/ 12 unidades), chega a custar mais que o dobro do valor, a depender do estabelecimento, variando entre R$ 6,90 e R$ 14,00. O caderno espiral, com 200 folhas, custa entre R$ 11,90 e R$ 29,90; o pacote de papel sulfite (c/ 100 unidades), varia entre R$ 7,00 e R$ 10,90; e o marca texto, varia entre R$ 1,40 e R$ 3,90.

A representante do Procon Aracaju salienta que os dados podem ser utilizados pelos consumidores para identificar eventuais situações de abusividades, caso os valores observados estejam muito acima da média praticada no mercado.

“Caso o consumidor verifique que o preço praticado está muito acima do mercado, ele deve procurar os órgãos de proteção e defesa do consumidor, a fim de realizar a sua denúncia para que seja realizada a devida apuração e adoção das providências cabíveis”, frisou.

Confira aqui a tabela completa.

Atendimento

Para sanar dúvidas ou registrar denúncias, o Procon Aracaju pode ser acionado pelo SAC 151 ou por meio do número telefônico 3179-6040, em dias úteis, de segunda a sexta-feira, das 8h às 13h. A solicitação também pode ser encaminhada através do e-mail procon@aracaju.se.gov.br.

Para registrar reclamações, de forma presencial, na sede do órgão, é necessário agendar o atendimento pelo site procon.aracaju.se.gov.br, clicando no link ‘agendamento online’. O órgão está localizado na avenida Barão de Maruim, 867, bairro São José.