Procon Aracaju divulga pesquisa de preços de itens da Ceia de Natal

O Programa Municipal de Proteção e Defesa do Consumidor (Procon Aracaju), órgão vinculado à Secretaria Municipal da Defesa Social e da Cidadania (Semdec), realizou, entre esta segunda e terça-feira, dias 19 e 20, uma pesquisa comparativa de preços de produtos utilizados na Ceia Natalina.

Para realizar o levantamento, o setor de Educação e Pesquisa visitou 6 supermercados da capital e contemplou 25 itens, que fazem parte das tradições culinárias do Natal. Entre os itens consultados estava o Chester (kg), custando entre R$ 26,99 e R$ 34,76 e o Peru (kg), entre R$ 26,99 e R$ 28,49.

De acordo com a tabela, o quilo da ameixa seca custa entre R$ 12,70 e R$ 60,35; e 100g da castanha de cajú, pode variar entre R$ 8,60 e R$ 45,90. Típico da época, o panetone de frutas custa entre R$ 9,99 e R$ 18,99 e o chocotone, entre R$ 10,90 e R$ 22,99.

Para brindar a noite de Natal, o valor do espumante tradicional varia entre R$ 16,90 e R$ 31,57; os preços da sidra, entre R$ 8,99 e R$ 16,99; e o suco de uva integral (1,5L) pode ser encontrado por valores entre R$ 12,49 e R$ 19,25.

De acordo com o assessor jurídico do Procon Aracaju, Henrique Corrêa, foi observada uma variação de preços, mais expressiva, entre as carnes. “Nos chamou mais a atenção o segmento de carnes, onde o tender suíno aparece com preços entre R$53,00 a R$70,00”, destacou.

O assessor salienta ainda que os consumidores devem manter atenção a alguns aspectos, antes de efetivar as compras. “Compete lembrar aos consumidores que é importante conferir a precificação dos produtos. Deve-se observar se o valor que está nas gôndolas é o mesmo registrado na hora de passar no caixa, bem como se faz necessário conferir a validade para consumo, pois se trata de itens perecíveis”, pontuou Henrique Corrêa.

Confira aqui a tabela completa.

Atendimento

Para sanar dúvidas ou registrar denúncias, o Procon Aracaju pode ser acionado através do SAC 151 ou por meio do número telefônico 3179-6040, em dias úteis, de segunda a sexta-feira, das 8h às 13h. A solicitação também pode ser encaminhada através do e-mail procon@aracaju.se.gov.br.

Para registrar reclamações, de forma presencial, na sede do órgão, é necessário agendar o atendimento através do site procon.aracaju.se.gov.br, clicando no link ‘agendamento online’. O órgão está localizado na avenida Barão de Maruim, 867, bairro São José, e funciona de segunda a sexta-feira.