Procon Aracaju divulga pesquisa de medicamentos e orienta consumidores

A Secretaria Municipal da Defesa Social e da Cidadania (Semdec), através do Programa Municipal de Proteção e Defesa do Consumidor (Procon Aracaju), disponibiliza, nesta sexta-feira, 13, o resultado da pesquisa de medicamentos, desenvolvida em Aracaju. A coleta dos dados ocorreu no dia 12, deste mês, com o objetivo de oferecer uma referência de preço ao consumidor, por meio dos valores obtidos dentro da amostra pesquisada. A ação, também, contribui para o monitoramento do mercado na capital sergipana.

De acordo com o coordenador geral do Procon Aracaju, Igor Lopes, foram visitados cinco estabelecimentos comerciais. “Buscamos os dados referentes aos 30 medicamentos mais procurados no mercado, no total. Elencados por categoria, contemplando analgésicos, antialérgicos, antibióticos, anticonvulsivantes, antidepressivos, antidiabéticos, anti-hipertensivos, anti-inflamatórios, antiparasitários e contraceptivos hormonais”, esclareceu.

O coordenador ressalta ainda que, apesar da pesquisa comparativa ter como objeto os 30 tipos de produtos, não significa dizer que todos os estabelecimentos envolvidos comercializem a totalidade destes itens. Além disso, as variações e os preços constatados referem-se aos dias em que foi realizado o levantamento, estando, portanto, sujeito à alteração conforme a data da compra, inclusive, por ocasião de descontos especiais, ofertas e promoções. ” É importante observar, também, que supermercados de uma mesma rede podem praticar preços diferenciados”, acrescentou Igor Lopes.

Orientações

Além de orientar os consumidores sobre os valores dos medicamentos, por meio da pesquisa, o Procon Aracaju, também, alerta os consumidores sobre aspectos a serem observados durante a compra. “Observe se o número do lote, prazo de validade e data de fabricação que constam na caixa do medicamento são iguais aos marcados nas cartelas ou frascos. Também é importantes observar se o medicamento possui o número de registro no Ministério da Saúde”, destacou o coordenador do Procon Aracaju.

Outro aspecto que pode ser verificado pelo consumidor, no ato da compra, refere-se aos descontos provenientes de planos e seguros saúde, além de verificar se existe algum programa de fidelidade proveniente do laboratório ou drogaria.

Medicamentos

Foram pesquisados os analgésicos: Buscopan, Dipirona, Dorflex; antialérgicos: Allegra, Claritin, Desalex; antibióticos: Ampicilina, Bactrim, Claritromicina; anticonvulsivantes: Égide, Gardenal; antidepressivos: Amytril, Donaren, Pamelor; antidiabéticos: Daonil, Jardiance, Metformina; anti-hipertensivos: Aldomet, Clorana, Diupress; anti-inflamatórios: Diclofenaco, Ibuprofeno, Nimesulida, Ponstan; Antiparasitários: Albendazol e Annita; e contraceptivos hormonais: Mesigyna, Perlutan e Selene.

Confira a tabela comparativa de preços, neste link.