Procon Aracaju disponibiliza pesquisa comparativa de preços dos cortes de carnes

Nesta sexta-feira, 21, a Prefeitura de Aracaju disponibiliza mais uma pesquisa comparativa de preços, para auxiliar os consumidores, na capital. O levantamento realizado pelo Programa Municipal de Proteção e Defesa do Consumidor (Procon Aracaju) revela os valores aplicados para os cortes de carnes. O órgão que integra a Secretaria da Defesa Social e da Cidadania (Semdec), coletou dados em oito estabelecimentos comerciais.

Foram observados os preços de 54 diferentes itens, entre eles cortes de carne bovina, suína e frangos. “O objetivo da pesquisa é, justamente, proporcionar esse monitoramento de mercado e oferecer uma referência de preço, diante, principalmente, dessa instabilidade causada pela situação pandêmica”, salientou o coordenador do Procon Aracaju, Igor Lopes.

Considerando o valor por quilo, para a alcatra bovina foi identificado o maior valor de R$54,90 e menor preço de R$34,99. Já para o lombo suíno a variação ficou entre R$25,99 e R$ 54,99. No caso do filé de peito de frango houve constatação de valores entre R$13,99 e R$19,99, por quilo.

O material disponibilizado ao público visa, também, orientar os consumidores sobre a importância de praticar o consumo consciente. “A variação de preços existe e é permitida, observando alguns critérios. A garantida da livre concorrência é instituída pela Constituição Federal, consideradas as disposições do Código de Defesa do Consumidor (CDC), que proibi a elevação injustificada de preços e também a exigência de vantagem manifestamente excessiva”, enfatizou o representante do órgão municipal.

Para esclarecer dúvidas ou registrar denúncias, o Procon Aracaju disponibiliza o SAC 151 e a linha telefônica 3179-6040, que funcionam em dias úteis, de segunda a sexta-feira, das 8h às 13h. Também é possível encaminhar solicitações através do e-mail procon@aracaju.se.gov.br.

Confira a pesquisa completa.