Prefeitura inicia nova edição do projeto Procon vai à Escola

A Prefeitura de Aracaju, por meio da Secretaria da Defesa Social e da Cidadania (Semdec),realiza mais uma edição do projeto Procon vai à Escola. A ação, que teve início nesta segunda-feira, 8, vai até a próxima sexta-feira,12. Voltado ao público infantil, o ciclo de palestras contempla temas relacionados aos direitos e deveres dos consumidores. O projeto é desenvolvido nas escolas da rede municipal de ensino da capital.

O secretário da Defesa Social e da Cidadania, Luís Fernando Almeida, considera que, quanto antes os conteúdos relacionados aos direitos e deveres do cidadão forem introduzidos no cotidiano das crianças, maior será impacto no processo de aprendizagem e promoção de autonomia. “É uma iniciativa muito importante do Procon, levando mais cidadania e consciência para as novas gerações. Com certeza, as crianças são de fundamental importância para que, no decorrer do tempo, essa cidadania seja fortalecida, contribuindo para construção de uma sociedade cada vez melhor”, ressaltou.

Ao todo, sete escolas receberão as atividades durante a semana. A programação foi iniciada na Escola Municipal de Ensino Fundamental Profª Rachel Cortês Rollemberg, localizada no bairro José Conrado de Araújo, e possibilitou a participação de 44 alunos. O projeto integra o calendário de ações do setor de Educação e Pesquisa do órgão, que desenvolve as palestras com a utilização de recursos lúdicos e exibição de vídeos, além de promover interação entre as crianças.

O coordenador-geral do Procon Aracaju, Igor Lopes, pontua o compromisso do órgão para realização de projetos dessa natureza. “Ações que conscientizam os consumidores sobre seus direitos e obrigações contribuem para o exercício da cidadania. A transmissão de informações e empoderamento dos consumidores refletem sobremaneira no equilíbrio e harmonização das relações de consumo, pois isso vai impulsionar os fornecedores de produtos ou serviços a adotarem práticas que estejam em consonância com as leis consumeristas”, destacou.

O diretor da Emef. Profª Rachel Cortês Rollemberg, George Muniz Barreto, ressaltou que o conteúdo proporciona grande contribuição para o desenvolvimento das crianças, enquanto cidadãs. “A iniciativa é de extrema importância. Através dessas palestras eles passam a ter a consciência das ações e dos deveres como cidadãos. Foi muito interessante e um ganho para os alunos”, considerou.