Prefeitura de Aracaju disponibiliza pesquisa de preços dos produtos da cesta básica

Para auxiliar os consumidores aracajuanos na hora das compras, a Prefeitura de Aracaju desenvolve, periodicamente, pesquisas comparativas de preços em diversos segmentos do mercado, na capital. Dessa forma, a Secretaria Municipal da Defesa Social e da Cidadania (Semdec) divulga, nesta sexta-feira, 25, nova pesquisa de preços de cestas básicas.

O levantamento, realizado pelo Programa Municipal de Proteção e Defesa do Consumidor (Procon Aracaju), visitou, entre os dias 23 e 25, um total de oito estabelecimentos, onde obtiveram os valores praticados para 50 diferentes produtos da cesta básica.

Durante a pesquisa, foram contemplados tanto produtos alimentícios, como carnes e frios, horta e pomar, assim como produtos de higiene pessoal e limpeza doméstica. Conforme os dados disponíveis na tabela, foram encontradas algumas variações de preços. No caso do feijão, por exemplo, o menor preço encontrado para o quilo do produto foi de R$ 3,15. Já o maior preço encontrado para o mesmo produto foi de R$ 4,99.

Por isso, de acordo com o coordenador do Procon Aracaju, Igor Lopes, é fundamental que o consumidor pesquise os valores com antecedência. Além disso, o coordenador orienta que o consumidor se atente à duplicidade de preços, prática considerada irregular. “É importante comparar a precificação indicada na prateleira e no produto com aquela registrada no caixa, no momento da compra”, explica Igor.

Igor Lopes reforça ainda que as variações e preços encontrados referem-se aos dias em que o levantamento foi realizado. Por isso, ao fazer as compras, é possível que o consumidor se depare com valores diferentes, por conta de descontos especiais, ofertas e promoções. É importante também ressaltar que estabelecimentos de uma mesma rede podem praticar preços diferenciados entre si.

Confira a tabela completa.

Agendamento online

Para registrar reclamação no órgão, o consumidor pode agendar o dia e horário do seu atendimento, por meio do site procon.aracaju.se.gov.br. O sistema indicará no calendário os dias e horários disponíveis para o atendimento, possibilitando maior agilidade e eficiência.

Diante de dúvidas é possível ligar para o SAC 151, de segunda a sexta-feira, das 8h às 17h.

A sede do órgão, que está localizada na avenida Barão de Maruim, nº 867, bairro São José.