Pesquisa de preços orienta consumidores sobre produtos mais procurados na Semana Santa

Com a proximidade da Semana Santa, a Secretaria Municipal da Defesa Social e da Cidadania (Semdec), através do Programa Municipal de Proteção e Defesa do Consumidor (Procon Aracaju), realizou pesquisa comparativa de preços dos produtos mais procurados na época.

O coordenador geral do Procon Aracaju, Igor Lopes, ressalta que o objetivo é proporcionar aos consumidores maior clareza sobre os preços praticados no mercado, garantindo a possibilidade de análise e escolha. “É justamente esse o nosso objetivo: oferecer uma referência de preço ao consumidor através dos valores obtidos dentro da amostra pesquisada”, ressaltou.

Foram visitados cinco estabelecimentos comerciais da cidade, onde foram coletados os preços de produtos de alimentação, pescado e frios, além de bebidas. Apesar da pesquisa comparativa ter estipulado 17 diferentes tipos produtos, não significa dizer que todos os estabelecimentos envolvidos comercializem a totalidade destes itens.

A ação foi desenvolvida no dia 20 de março, e as variações e preços constatados referem-se à data de realização do levantamento. “Vale ressaltar que os valores estão sujeitos a alteração, conforme a data da compra, inclusive, por ocasião de descontos especiais, ofertas e promoções, bem como pelo fato de que supermercados de uma mesma rede podem praticar preços diferenciados”, acrescentou o coordenador geral do Procon Aracaju, Igor Lopes.

Produtos pesquisados

Com base na relação de produtos mais procurados em ocasião da Semana Santana foram elencados no ramo da alimentação os seguintes itens: arroz parboilizado, azeite de oliva, azeitona com caroço, batata inglesa, creme de leite, leite de coco. Já de pescado e frios foram os seguintes: atum, bacalhau em lascas, camarão cinza com casca, filé de corvina, filé de merluza, filé de polaca, sardinha em lata. Também foram observadas as bebidas como o vinho tinto, suco de uva e suco de uva integral.

Confira a tabela comparativa de preços completa