Pesquisa comparativa de preços dos medicamentos está disponível para os consumidores

A Prefeitura de Aracaju, por meio da Secretaria da Defesa Social e da Cidadania (Semdec), mantém os consumidores informados sobre as variações de preços dos mais variados produtos, na capital, contribuindo para o consumo consciente. Por isso, através do Programa Municipal de Proteção e Defesa do Consumidor (Procon Aracaju) foi desenvolvida uma nova pesquisa comparativa de preços. O segmento contemplado, na oportunidade, foi o de medicamentos.
A coleta dos dados ocorreu nos dias 14 e 15, deste mês, e foi realizada a partir da visita a cinco estabelecimentos comerciais, na capital. Foram considerados os valores aplicados para 26 diferentes produtos.
O coordenador do Procon Aracaju, Igor Lopes, comenta o resultado da pesquisa. “Analisando os dados tabulados, podemos observar que a variação de preços entre os estabelecimentos é considerável, razão pela qual deve o consumidor desenvolver o hábito de pesquisar. É importante o desenvolvimento do consumo consciente”, aponta Igor Lopes.
Outros aspectos a serem verificados antes da compra são indicados pela coordenadora de Educação e Pesquisa do Procon Aracaju, Grazielle Nery. “É importante que o consumidor observe se o número do lote, prazo de validade e data de fabricação, que constam na caixa do medicamento, são iguais aos marcados nas cartelas ou frascos. Além disso, todo medicamento deve possuir o número de registro no Ministério da Saúde”, orienta a coordenadora.
De acordo com o órgão, as variações de preços constatadas referem-se ao dia em que o levantamento foi realizado. Dessa forma, é possível que, ao fazer a compra, o consumidor venha a encontrar alterações, em ocasião de descontos especiais, ofertas ou promoções. Além disso, as alterações podem ocorrer ainda entre estabelecimentos de uma mesma rede, que podem oferecer preços diferenciados entre si.
Para registrar reclamações, na sede do órgão, o consumidor pode agendar o atendimento por meio do site procon.aracaju.se.gov.br, no link ‘agendamento online’, que irá disponibilizar um calendário com dias e horários disponíveis. O órgão está localizado na Av. Barão de Maruim, nº 867, bairro São José, e funciona de segunda a sexta-feira, das 8h às 17h. Para esclarecimento de dúvidas, é possível entrar em contato através do SAC 151.

Produtos pesquisados

Analgésico: Buscopan, Dipirona, Dorflex; Antialérgico: Allegra, Claritin, Desalex; Antibiótico: Ampicilina, Claritromicina; Anticonvulsivante: Égide, Gardenal; Antidepressivo: Amytril, Donaren, Pamelor; Antidiabético: Daonil, Jardiance, Metformina; Anti-Hipertensivo: Aldomet, Clorana, Diupress; Anti-inflamatório: Diclofenaco Sódico, Ibuprofeno, Nimesulida; Antiparasitário: Albendazol e Annita; Contraceptivo Hormonal: Mesigyna e Selene.

Confira a tabela comparativa de preços.