Operação Independência chega ao fim com 37 estabelecimentos comerciais fiscalizados

IMG_6627A Operação Independência, promovida pela Secretaria Municipal da Defesa Social e da Cidadania (Semdec), através do Procon Aracaju,  foi concluída com sucesso nesta quarta-feira, 30. A ação teve início no dia 22, deste mês, e alcançou 37 estabelecimentos comerciais. Entre os alvos da vistoria estiveram as lojas de instrumentos musicais e os armarinhos.

“Foram emitidas dez notificações, sendo cinco por falta de precificação nos produtos, duas pela ausência do Código de Defesa do Consumidor, além de três autos de constatação”, revelou o coordenador de Fiscalização do Procon Aracaju, Francisco Costa.

IMG_6666A fiscalização foi motivada pela proximidade das comemorações do 7 de Setembro, dia em que é celebrada a Independência do Brasil. A data promove ampliação das demandas para os segmentos priorizados durante a operação. A vendedora, Francisca Leite, confirma que, nesse período, muitas das buscas realizadas pelos consumidores possuem relação com os desfiles cívicos. “Em geral, nesse período, as pessoas procuram luvas, boinas, penachos e outros adereços”, indicou.

Sobre o trabalho desenvolvido pelo Procon Aracaju ao longo desse ação, Francisca Leite considera que foi  positivo. “Estar com os produtos WhatsApp Image 2017-08-30 at 16.42.10devidamente precificados, por exemplo, facilita nosso trabalho. São informações que os próprios compradores acessam sem precisar nos consultar. O Procon presta um grande auxílio para todos nós”, avaliou.

O trabalho de fiscalização é intensificado conforme as necessidades de cada período, porém, as ações são contínuas, ressalta a coordenadora-geral do Procon Aracaju, Liara Andrade.  “Nós realizamos as fiscalizações com base em um planejamento estratégico. Nosso principal objetivo é garantir a correta aplicação do Código de Defesa do Consumidor e contribuir para que os direitos dos cidadãos sejam respeitados”, destacou.

O coordenador de fiscalização do Procon Aracaju, Francisco Costa, esclarece que as lojas notificadas terão o prazo de dez dias para recorrer. Caso isso não ocorra, o autos aplicados irão se transformar em multas.