Nova pesquisa de preços dos combustíveis é disponibilizada pelo Procon Aracaju

Para contribuir com o equilíbrio das relações de consumo e monitorar o mercado, a Prefeitura de Aracaju atua, através do Programa Municipal de Proteção e Defesa do Consumidor (Procon Aracaju). Neste sentido, o órgão, que integra a Secretaria Municipal da Defesa Social e da Cidadania (Semdec), divulga, nesta sexta-feira, 5, mais uma pesquisa comparativa dos preços dos combustíveis, na capital.

A coleta dos dados foi realizada na quinta-feira, 4, em 43 estabelecimentos, em variadas regiões. Na tabela disponibilizada, estão especificados os valores aplicados para o diesel S-10, etanol, gasolina aditivada, gasolina comum e pelo gás natural veicular – o GNV, com destaque para os maiores e menores valores constatados, na ocasião, considerando o pagamento à vista e no crédito.

Esse é o segundo levantamento realizada pelo Procon, neste ano, para a verificação dos preços dos produtos desse segmento. É possível observar, com os dados atualizados, que para a gasolina aditiva o maior valor registrado foi de R$5,99, enquanto o menor preço foi de R$5,36.

Os valores se repetem para a gasolina comum, que apresentou a mesma variação de preço. Na pesquisa desenvolvida em janeiro, a aditivada estava com maior preço de R$4,99 e a comum por R$4,89.

O coordenador do órgão municipal de proteção ao consumidor, Igor Lopes, destaca que esse trabalho visa auxiliar a população e monitorar o mercado. “É preciso destacar que o Procon não pode fixar preço mínimo ou máximo para nenhum tipo de produto. A atuação ocorre com base no Código de Defesa do Consumidor (CDC), com o objetivo de coibir as abusividades”, informou.

As variações e os preços constatados referem-se ao dia em que foi realizado o levantamento. Portanto, os dados coletados estão sujeitos à alteração, conforme a data da compra, inclusive, por ocasião de descontos especiais, ofertas e promoções. É preciso considerar, inclusive, que os postos de uma mesma rede podem praticar preços diferenciados.

Para esclarecer dúvidas ou realizar denúncias, o consumidor pode entrar em contato com o órgão por meio do SAC 151 ou do telefone 3179-6040, que funcionam em dias úteis, de segunda a sexta-feira, das 8h às 13h. Também é possível encaminhar a demanda através do e-mail procon@aracaju.se.gov.br.

Confira a tabela completa.