Edvaldo inaugura nova sede do Procon Municipal

(Fonte: Agência Aracaju de Notícias / Fotos: Marco Vieira)

dsc_0580Um espaço moderno, amplo e confortável. Assim é a nova sede do Programa Municipal de Proteção e Defesa do Consumidor (Procon Aracaju) inaugurada pelo prefeito Edvaldo Nogueira na noite desta sexta-feira, 16. Seguindo a meta de construir uma cidade cada vez mais inteligente, criativa e humana, o órgão conta a partir de agora com o agendamento eletrônico de atendimentos.

De acordo com o prefeito Edvaldo Nogueira, Aracaju é a primeira cidade do Nordeste a implantar o sistema eletrônico. O objetivo é evitar filas e espera no atendimento, tipo de reclamação comum feita pelos inauguracao_sede_do_procon___foto_felipe_goettenauer_(4)consumidores. “As pessoas não vão precisar ficar numa fila, esperando muito tempo para ser atendidas. Elas, através da internet ou do telefone, agendarão o horário e serão atendidas de maneira muito efetiva. É a Prefeitura, na prática, evitando o que ela combate. Nós não concordamos que as pessoas fiquem 20, 30 minutos na fila, e o Procon dá um exemplo maravilhoso”, afirmou.

O prefeito destaca também que este é mais um passo dado na construção de uma cidade inteligente, o que melhora e facilita a vida da população. “O Procon é o defensor da Lei do inauguracao_sede_do_procon___foto_felipe_goettenauer_(3)Consumidor no nosso país e a Prefeitura de Aracaju inaugura uma sede que vai dá mais agilidade, mais celeridade. Vai tratar de maneira mais competente os problemas trazidos pelos consumidores de Aracaju. A gente usa a tecnologia para melhorar a vida das pessoas e, acima de tudo, usamos a tecnologia para elevar a qualidade de vida”, pontuou Edvaldo Nogueira.

Maior visibilidade

Localizada na Avenida Barão de Maruim, nº 867, a nova trará maior visibilidade ao órgão e também é mais é acessível ao público. Para o secretário da Defesa Social e da Cidadania, Luis Fernando Almeida, a inauguração da nova sede marca um novo momento na história do Procon e será muito positiva os usuários. “Nós estamos entregando agora uma nova forma de atendimento do Procon, com agendamento online, atendendo as diretrizes do planejamento estratégico, seguindo a missão do prefeito por uma cidade criativa, inteligente, humana.  Nós estamos prontos para atender o cidadão com carinho, com bom acolhimento e mostrando a nova cara da Prefeitura de Aracaju. Uma gestão que tem compromisso com os munícipes”, declarou.

O coordenador geral do Procon, Igor Lopes, salienta também que o novo sistema vai facilitar a relação com o consumidor. “A gente conta com uma nova sede confortável, ampla, de modo que vai poder melhor atender o consumidor que procurar o serviço. O intuito é facilitar cada vez mais essa interação do consumidor com os órgãos de proteção ao consumidor e com as relações de consumo”, disse.

Agendamento

O agendamento será feito através de um sistema online que permite ao usuário ter acesso ao calendário de agendamento. Lá, ele consegue escolher o dia e horário que se encaixe na sua rotina para ser atendido no Procon.

“A partir do momento em que ela entrar no site, ela vai ter opção de dia e horário e vai ser atendida na hora em que ela marcar. Aquelas pessoas que tem dificuldade, não tem computador nem smartphone, podem ligar para o número 151 que a atendente vai fazer o agendamento para que ela seja atendida”, explicou o secretário Luis Fernando Almeida.

Segundo o coordenador do Procon, Igor Lopes, o sistema de agendamento é útil, prático e vai facilitar muito a vida do consumidor. “O sistema é simples, basta que a pessoa faça um cadastro breve, insira alguns dados, e após esse cadastro vai poder entrar, escolher o horário de atendimento. A gente vai dispor de três guichês por horário e a cada meia hora o consumidor vai poder agendar”, explicou o coordenador geral do Procon.

Sobre o Procon

Criado em dezembro de 2013 através da Lei n° 4.483/13 que instituiu o Sistema Municipal de Defesa do Consumidor (Simdecon) e o Fundo Municipal de Defesa do Consumidor (Fundecon), o Procon está localizado em uma das principais avenidas da cidade e está de portas abertas para atender os consumidores aracajuanos.

O órgão busca aprimorar sua atuação, ampliando o acesso aos serviços, dinamizando as modalidades de atendimento e promovendo o empoderamento do consumidor quanto aos seus direitos.

Além do atendimento ao consumidor, desde o segundo semestre de 2017, já foram realizadas 10 operações de fiscalização, algumas em parceria com a Vigilância Sanitária. Além disso, foram realizadas centenas de averiguações de denúncias e atendimentos às demandas do Ministério Público Estadual.