Defesa Social encerra mais uma edição do projeto Procon Mirim

Alunos da Escola Municipal de Ensino Infantil Prof. João Batista “Douglas” de Souza, localizada no bairro Santa Maria, tiveram uma manhã especial nesta quarta-feira, 27. A Secretaria de Defesa Social e da Cidadania (Semdec), através do Programa Municipal de Proteção e Defesa do Consumidor (Procon Aracaju), realizou uma atividade lúdica, levando informações sobre os direitos do consumidor para as crianças.

A ação é uma das atividades do Procon Mirim, projeto que integra o calendário de ações do setor de Educação e Pesquisa do órgão. Nela, integrantes da equipe do Procon ministram palestras de maneira lúdica e exibem vídeos didáticos e dinâmicos, voltados para o público infantil, com o propósito de informar e conscientizar as crianças sobre os direitos e deveres do consumidor, garantindo acesso a informação desde cedo.

“Regularmente fazemos visitas, apresentamos conteúdos de maneira recreativa a respeito do direito do consumidor, sobre os principais casos de lesão, com propósito de que as crianças tenham condições de identificar diante da ocorrência e passar essas informações aos pais”, explicou a coordenadora de Educação e Pesquisa do Procon Aracaju, Grazielle Rodrigues.

Para a Coordenadora Pedagógica da EMEI, Eliene Cristina, atividades como estas são importantes para desenvolver a conscientização desde cedo. “É mensurável que vocês foquem e deem continuidade a esse projeto, porque é pertinente começar de pequenos e saber os direitos e deveres deles”, opinou.

Além disso, a coordenadora destaca que essas atividades são importantes não só para os pequenos, mas também para os pais e responsáveis. Para ela, através do material lúdico as crianças absorvem as informações e aplicam na prática. “Se elas [as crianças] veem o pai pegar uma lata amassada no supermercado, já tem uma noção de que aquele produto não deve ser levado para casa e informam isso”, exemplificou, Eliene Cristina.

Também foi contemplada pelo projeto, nesta quinta-feira (28), a Escola Municipal de Ensino Fundamental Oscar Nascimento, localizada no bairro Santo Antônio. A aluna do 3º ano, Juliana Fernandes da Silva, de 8 anos, fez algumas perguntas e tirou várias dúvidas. “Eu achei muito legal, gosto quando vem pessoas de fora. Aprendi muitas coisas, que quando ‘dá’ defeito no celular a gente pode reclamar e trocar, eu não sabia”, explicou.

Para a Coordenadora Pedagógica do EMEF, Adla Poderoso, através do formato lúdico da atividade as crianças interagem e absorvem as informações com maior aproveitamento. “É importante porque eles sempre acompanham os pais nas compras, com certeza a partir de agora eles vão ter uma visão melhor e aplicar o que foi aprendido aqui”, destacou.