Defesa Social divulga nova pesquisa de preços da cesta básica

A Prefeitura de Aracaju, por meio da Secretaria de Defesa Social e da Cidadania (Semdec), disponibiliza aos consumidores aracajuanos a segunda pesquisa comparativa de preços dos produtos da cesta básica, em 2018. O levantamento realizado pelo Programa Municipal de Proteção e Defesa do Consumidor (Procon Aracaju) foi realizado entre os dias 16 e 18 deste mês, com o objetivo de orientar o público e monitorar o mercado.

Foram visitados oito estabelecimentos comerciais, na capital, onde foram coletados os valores dos itens de alimentação, carnes e frios, horta e pomar, higiene pessoal, além de produtos relacionados à limpeza doméstica. O coordenador geral do Procon Aracaju, Igor Lopes, explica aspectos a serem levados em consideração para a análise do conteúdo apresentado. “É importante ressaltar que as variações e preços apurados na pesquisa diz respeito aos dias em que foram efetuados o levantamento, consequentemente, estão sujeitos à mudança de acordo com a data da compra, inclusive, por meio de descontos especiais, ofertas e promoções, bem como pelo fato de que supermercados de uma mesma rede podem praticar preços distintos”, informou.

Ele acrescenta ainda que apesar da pesquisa comparativa ter como objeto 49 diferentes tipos de produtos não significa dizer que todos os estabelecimentos envolvidos comercializem a totalidade destes itens.

Produtos Pesquisados

No segmento de alimentação, foram pesquisados os seguintes itens: achocolatado, açúcar cristal, adoçante líquido, arroz parboilizado, biscoito doce – rosquinha, biscoito sal Cream Cracker, café em pó, café solúvel, goiabada, extrato de tomate, farinha de mandioca, farinha de trigo, feijão carioca, leite líquido, macarrão espaguete, óleo de soja, ovos brancos, pão francês, sal e vinagre.

Já para o segmento de carnes e frios foram verificados carne bovina – coxão mole, carne moída, carne suína – bisteca, frango inteiro congelado, margarina, presunto cozido, queijo mussarela e salsicha. Para horta e pomar, integram a relação o alho, banana prata, cebola, cenoura, laranja pera, maçã nacional e tomate.

Os produtos de higiene pessoal levados em consideração foram: absorvente com abas, creme dental, desodorante feminino e masculino, papel higiênico e sabonete. Por fim, para limpeza doméstica a água sanitária, amaciante, desinfetante, detergente líquido, esponja de aço, sabão em barra e sabão em pó.

Confira a tabela comparativa de preços, neste link.