Defesa Social disponibiliza pesquisa comparativa de preços do gás de cozinha

A Secretaria Municipal da Defesa Social e da Cidadania (Semdec), através do Programa de Proteção e Defesa do Consumidor (Procon Aracaju), disponibiliza, nesta quinta-feira, 20, a nova pesquisa comparativa de preços do gás de cozinha. O levantamento realizado de dois em dois meses, teve uma nova edição desenvolvida na última quarta-feira, 19, e contemplou 21 estabelecimentos comerciais.

O coordenador do Procon Aracaju, Igor Lopes, esclarece que essa é uma atividade que integra a planejamento do órgão para auxiliar os consumidores e monitorar o mercado. “Visitamos mais de 20 estabelecimentos, todos localizados na capital. Nesses locais, os fornecedores foram questionados sobre os preços praticado para pagamento à vista, e os praticados por venda através do cartão de crédito, já que desde 2017, existe uma Lei Federal que autoriza a distinção de preço a partir da forma de pagamento”, ressaltou o coordenador do Procon Aracaju.

Igor Lopes chama a tenção, também, para o fato de que estabelecimentos de uma mesma rede de distribuição podem praticar preços distintos. “Não há obrigatoriedade de vinculação”, esclareceu.b3cbbaec_9955_4430_b62b_e56cbe19ae8e

É necessário levar em consideração que as variações e os preços que constam na tabela comparativa registram os valores encontrados no dia em que foram realizados os levantamentos. Portanto, os dados coletados estão sujeitos à alteração, conforme a data da compra, inclusive, por ocasião de descontos especiais, ofertas, promoções e forma de pagamento.

A tabela comparativa contém o nome dos estabelecimentos visitados, endereços e o preço praticado para venda à vista e nos cartões.

Para os fornecedores a ação é bem recebida e gera benefícios para o fluxo do mercado, como considerou Gicélia Doria, funcionária de um dos pontos de distribuição visitados pelo Procon Aracaju, no bairro Ponto Novo. ” Isso gera credibilidade para a nossa empresa. Acho que é um ponto positivo tanto para o consumidor quanto para nós que comercializamos esse produto”, destacou.

Confira a tabela completa.