Consumidores ficam satisfeitos com negociações no Mutirão do Nome Limpo

No segundo dia de Mutirão do Nome Limpo, consumidores aproveitaram para negociar dívidas em condições diferenciadas. A iniciativa da Prefeitura de Aracaju, que objetiva combater o superendividamento do aracajuano, é coordenada pela Secretaria Municipal da Defesa Social e da Cidadania (Semdec), por meio do Programa Municipal de Proteção e Defesa do Consumidor (Procon Aracaju), com o apoio de diversas empresas. A ação teve início na terça (11).

Segundo o coordenador do Procon Aracaju, Igor Lopes, o segundo dia do evento iniciou com muito movimento. “As pessoas se engajaram e estão tendo êxito nas negociações. Esse é um depoimento que temos escutado das pessoas que estão sendo atendidas. Sem dúvida nenhuma estamos tendo um resultado muito positivo”, avalia o coordenador.

Um dos grandes diferenciais do Mutirão é a oportunidade de redução dos juros sobre a dívida. A cuidadora de idosos Cristina Tavares, por exemplo, conseguiu reduzir sua dívida de 12 mil para apenas 120 reais. “Achei bom, porque tem muita gente que deve e não tem dinheiro para pagar, e com esse Mutirão já vem resolver suas dívidas. É muito importante isso”, considera, satisfeita com o resultado do acordo feito com uma das empresas parceiras.

Para Solanei Caldas, que está desempregada, o Mutirão do Nome Limpo representa uma chance de conseguir colocar as contas em dias. “Para quem está nessa situação, principalmente como eu, que estou desempregada, mas querendo meu cartão de volta, está sendo ótimo. É muito mais confortável. Eu estando com tudo legal, com o nome limpo, vai estar ótimo”, considera.

Assim como ela, o motorista Leandro Silva viu no evento a oportunidade de negociar algumas dívidas. “Uma boa opção, porque às vezes, a gente fica querendo pagar, mas se não tiver essa oportunidade, não consegue ir à frente. É mais confortável para o consumidor, pois traz essa opção para a gente”, afirma.

Igor Lopes ressalta que a atuação do órgão vai além da organização do evento. “Nós atuamos tanto na coordenação do evento quanto monitorando os acordos que estão sendo feitos, para dar maior segurança ao consumidor”, pontuou acrescentando que há um trabalho preventivo voltado à educação financeira dos consumidores.

“Inclusive, estamos com um espaço para fornecer orientações sobre educação financeira, chamando a atenção para a importância desse tema, justamente para dar continuidade ao nossos trabalho preventivo, que já vem sendo feito ao longo do ano. O objetivo é que esses consumidores não voltem a contrair novas dívidas e evitem a situação de endividamento”, acrescentou.