Com pesquisas de preços, Procon Aracaju estimula o consumo consciente e monitora o mercado

O programa Municipal de Defesa do Consumidor (Procon Aracaju) verifica, constantemente, os valores aplicados a produtos de diversos segmentos do mercado, para dar referências de preços aos consumidores e monitorar o mercado aracajuano. Somente este ano, o órgão, que é vinculado à Secretaria Municipal da Defesa Social e Cidadania (Semdec), já realizou 24 pesquisas em 472 diferentes estabelecimentos localizados na capital sergipana.

O Procon realiza dois tipos de pesquisas: as de rotina, que integram o planejamento de atividade do órgão, como, por exemplo, a dos combustíveis, que vêm sendo realizadas mensalmente; e as de caráter sazonal, as quais buscam verificar os valores de produtos que, em determinados períodos, tendem a movimentar mais o comércio em datas especiais.

Para coordenador-geral do Procon Aracaju, Igor Lopes, as pesquisas têm auxiliado significativamente os consumidores. “São muito importantes, pois demonstram as variações de preços em diversos segmentos do mercado. A variação de preço existe e é garantida pela legislação. Se o consumidor enxergar a prática de maneira concreta a diferenciação de preços, ele entenderá a importância de pesquisar antes de fazer a aquisição de produtos”. frisa.

Nas pesquisas de rotina, o setor de educação e pesquisa do Procon Aracaju trabalha por amostragem, com a seleção de estabelecimentos específicos para serem visitados, buscando contemplar diferentes regiões da cidade, para que um público maior seja alcançado. Já nas pesquisas sazonais, é feito um levantamento prévio acerca de quais itens estão sendo buscados pelos consumidores em ocasiões especiais, a exemplo das datas comemorativas.

“Na pesquisa de cesta básica, por exemplo, selecionamos 50 itens separados por segmentos de alimentos, horta e pomar, laticínios, produtos de higiene pessoal e produtos de limpeza. Dentro de cada segmento, colocamos os itens que são mais procurados pelo consumidor e, em seguida, começamos a tabular os dados”, detalha o coordenador do Procon.

Igor considera que as pesquisas contribuem para que o consumidor identifique as melhores condições de compra, proporcionando economia e consumo consciente.

“É necessário desenvolver o hábito de consumir de maneira consciente e planejado, para evitar prejuízos de curto ou longo prazo no orçamento. Temos reforçado a importância de pesquisar os preços para que o orçamento do aracajuano seja preservado e ele não caia em situação de endividamento”, afirma o coordenador.

Conforme Igor, o Procon não regula preço, mas tem a função de combater abusividades, que podem ser observadas em pesquisas sazonais.

“Não é porque determinados itens vão ser mais demandados em épocas específicas do ano que os fornecedores podem aumentar os valores sem justa causa”, salienta o coordenador, indicando que os dados coletados auxiliam o trabalho do setor de fiscalização, para apuração de possíveis abusividades.

As pesquisa realizadas pelo órgão podem ser consultadas no site da Prefeitura de Aracaju (https://www.aracaju.se.gov.br/noticias/procon ) ou no site do Procon Aracaju (procon.aracaju.se.gov.br ).

Atendimento

Para sanar dúvidas ou registrar denúncias, o Procon Aracaju pode ser acionado através do SAC 151 ou por meio do número telefônico 3179-6040, em dias úteis, de segunda a sexta-feira, das 8h às 13h. A solicitação também pode ser encaminhada através do e-mail procon@aracaju.se.gov.br.

Para registrar reclamações, de forma presencial, na sede do órgão, é necessário agendar o atendimento através do site procon.aracaju.se.gov.br.
O órgão está localizado na avenida Barão de Maruim, 867, bairro São José, e funciona de segunda a sexta-feira.