Alunos da Emef Monsenhor João Moreira participam de ação do Procon Aracaju

Alunos da Escola Municipal de Ensino Fundamental João Moreira, localizada no bairro Soledade, zona Norte da capital, tiveram uma tarde diferente nesta quinta-feira, 15. No dia em que é comemorado o Dia do Consumidor, o Procon Municipal realizou uma atividade lúdica, levando informações sobre os diretos do consumidor para as crianças.(11)

A ação é uma das atividades do Procon Mirim, projeto que integra o calendário  de ações do setor de Educação e Pesquisa do órgão. Nela, integrantes da equipe do órgão ministram palestras de maneira lúdicas e exigem vídeos dinâmicos, voltados para o público infantil.

“Periodicamente a gente faz visitas, apresenta conteúdos de maneira lúdica a respeito do direito do consumidor, sobre os principais casos de lesão, para que as crianças consigam identificar diante da ocorrência e passar essas informações aos pais”, explicou o coordenador geral do Procon Aracaju, Igor Lopes.

Segundo ele, com os estudantes é feita a parte educativa, de construção da consciência sobre os diretos do consumidor. “A gente apresentou conceitos como relação de consumo, quais são os direitos básicos do consumidor, falamos sobre os brinquedos. A gente também divulga os canais de comunicação do órgão para que eles repassem para os pais”, informou.

Ainda segundo Igor Lopes, as ações são voltadas para as crianças para que elas tenham acesso à informação desde cedo. No caso da Emef João Moreira, a atividade foi com alunos da Educação Infantil 4 e 5, que têm entre quatro e seis anos de idade. “É importante que essa consciência venha desde muito cedo para que eles se tornem consumidores conscientes dos seus direitos, para poder acionar os órgãos de defesa do consumidor de maneira correta”, afirmou o coordenador geral(12) do Procon Aracaju.

Para a coordenadora da Emef, Cynthia Regina Camacho, atividades como estas são importantes não só para as crianças, mas para os pais também. “São crianças de quatro e cinco anos e tudo que é passado eles transmitem para os pais com muita facilidade. Às vezes, os próprios pais não têm acesso a essa informação e eles passam de uma forma que eles compreendem”, opinou.

Além disso, a coordenadora destaca a forma com a qual o conhecimento é passado. Para ela, de maneira lúdica, as crianças aprendem muito rápido. “A criança aprende muito pela brincadeira. Uma ação dessas, passando uma informação importante, de forma lúdica, é muito importante para as crianças”, pontuou Cynthia Camacho.