Alunos da Educação Infantil recebem orientação sobre direitos do consumidor

Quando o assunto é direitos e deveres do consumidor, toda a sociedade deve estar atenta, desde os mais novos até os adultos. Por entender assim, a equipe do Programa Municipal de Proteção e Defesa do Consumidor (Procon de Aracaju) realizou mais um ciclo de palestras do projeto Procon Mirim, voltado às escolas da rede municipal de ensino. A iniciativa da Defesa Social e da Cidadania (Semdec) proporciona para os estudantes, tanto da Educação Infantil quanto do Ensino Fundamental, informações importantes sobre os principais direitos garantidos por lei.
Por meio de vídeos com desenhos animados, dinâmicas e bastante ludicidade, os alunos aprenderam sobre preços e validade dos produtos. Além disso, aprenderam a avaliar rótulos e embalagens, lacre e, no caso de brinquedos, a presença do selo do Instituto Nacional de Metrologia, Qualidade e Tecnologia (Inmetro). Entre as escolas visitadas, até a sexta-feira, 14, estiveram as escolas Bebé Tiúba, Antônio Valença Rollemberg, Nossa Senhora Aparecida, Dr. Francisco Guimarães Rollemberg e Juscelino Kubitscheck.
“Nosso objetivo é empoderar cada vez mais a nossa sociedade e acreditamos que é a partir da educação conseguiremos isso. Queremos levar, o quanto antes, uma conscientização com relação ao consumo e abordamos questões do dia a dia, coisas que, de fato, eles vivem na prática, como quando acompanham os pais ao supermercado, que faz parte da realidade deles. Nem todo mundo conhece o Procon e muitos veem ainda como aquele órgão fiscalizatório e punitivo e queremos, por meio da educação, desmistificar essa ideia”, explica a coordenadora de Educação e Pesquisa do Procon, Grazielle Nery
Para a diretora da Emei Dom José Brandão de Castro, Rejane Araújo, o projeto veio complementar outra atividade já existente na escola. “Trabalhamos com uma atividade em que montamos um mercadinho aqui na escola e os alunos vão às compras, para ajudar no ensino da matemática. Com essa ação do Procon, já podemos agregar mais à nossa atividade, com a observação dos rótulos dos produtos, com a data de validade. Ajuda muito a ampliar o conhecimento de mundo deles, principalmente por trabalhar de uma forma lúdica”, avalia a diretora.